Fini Renegade Beatrix: a vaca que produz 100 litros de leite por dia

Fini Renegade Beatrix: a vaca que produz 100 litros de leite por dia

22 de agosto, 2022

A principal exposição do setor leiteiro da América Latina, o Agroleite, foi realizada – na última semana – em Castro (PR), a “Capital Nacional do Leite”. Em meio às diversas competições, revelou-se as vacas campeãs do torneio leiteiro realizado na exposição. Com 20 vacas participando, a competição teve três categorias: maior produção de vacas adultas, maior produção de vacas jovens e torneio de aproximação.

Na categoria jovem, a primeira colocada foi a vaca Arkafla Rulia de Knox 2906, dos produtores Armando Carvalho Filho e Flávio Carvalho, a qual produziu uma média de 74 litros de leite por dia. Na categoria aproximação, baliza 60 litros, a vencedora foi Harm Tata Duke 5915, do proprietário Lucas Rabbers, com média/dia de 59 litros.

Todavia, o grande destaque do torneio foi a vaca Fini Renegade Beatrix. Durante a competição, ela registrou uma média de produção diária que superou a barreira dos três dígitos, chegando a produzir 102 litros de leite em um único dia. Número bem acima da média nacional e acima também da produção da região, já conhecida pela efetividade na produção leiteira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional de produção é de 7 a 8 litros de leite por dia. De acordo com a Cooperativa Castrolanda, a média da região dos Campos Gerais, onde fica Castro, é de 30 a 40 litros de leite por vaca/dia.

“’É um número muito expressivo e com todo conforto, pois dentro do torneio não pode aplicar nenhum medicamento, somente o que a vaca consome”, explicou o gerente-executivo da Castrolanda Cooperativa, organizadora do evento, Eduardo Marqueze Ribas. Segundo ele, “na região [dos Campos Gerais], num raio de 40 quilômetros, são produzidos 1 milhão de litros de leite por dia”.

A vaca destaque

Fini Renegade Beatrix é uma vaca holandesa de cinco anos de idade. Ela foi criada pela Fazenda Agropecuária Fini (de Castro/PR). Diante da vitória, Hans Jan Groenwold – proprietário do animal e presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Holandesa – creditou o feito à nutrição e ao manejo de alto desempenho. Para ele, trata-se de itens de suma importância.

“Eu sempre digo: não adianta você ter a vaca. A primeira coisa que você tem que pensar é na alimentação e no bem estar do animal. Então, quando têm tudo isso, adquirimos animais bons e temos um nível acima da média”, explicou ele.Para os cuidados com a campeã na modalidade adulta, havia quatro pessoas se revezando em turnos, durante os quatro dias de competição no Agroleite. Com comida fresca, higiene, fornecimento de água e temperatura adequada, ela recebeu três banhos por dia, que foram intercalados com a ordenha, monitoramento de ventilação, manejo rigoroso e controlado.

Regras do torneio leiteiro

Na competição, apenas uma pessoa era responsável pelas ordenhas. Todo planejamento, regulamento e execução das pesagens são de competência da equipe de assistência técnica de negócio leite da Castrolanda Cooperativa Agroindustria

Marcos Koch, coordenador da assistência técnica Castrolanda, explica que nas categorias vaca adulta e vaca jovem  elimina-se a maior e a menor produção do total de 11 ordenhas, como forma de alcançar a média dos animais. Na torneio de aproximação, da primeira até a décima ordenha, também elimina-se a maior e a menor. Porém, neste último caso, soma-se com a produção da décima primeira para chegar à produção final do animal.

Antes da disputa começar, há um tempo determinado e cronometrado de preparação para os animais. Essa etapa compreende trazer o animal da cama, do box onde estava alojado até o local da ordenha e fazer a limpeza e desinfecção dos tetos. A ordenha propriamente dita dura 15 minutos. O leite é armazenado em latões específicos e próprios de cada concorrente. Depois, o produto é transferido pela equipe do produtor que cuida do animal para um latão oficial da pesagem.

Os torneios leiteiros sempre são avaliados em quilos (kg), sendo a pesagem equivalente aos resultados em litros. Após a etapa de pesagem, a coordenação da prova recolhe uma amostra de cada ordenha para o cumprimento de normas do regulamento, como a isenção de antibióticos. Essa amostra de qualidade acontece a cada ordenha e todas são analisadas antes de ir para um reservatório maior e comunitário, o resfriador, e para a indústria na sequência.

Uma das normas da competição descrita no regulamento é de que os animais não podem receber nenhum tipo de medicação durante o torneio. Por isso, as vacas são monitoradas 24 horas por dia por uma equipe da comissão organizadora para que todas as regras sejam cumpridas.

 

Fonte: Canal Rural

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top