Custo de produção de leite tem nova queda em maio

Custo de produção de leite tem nova queda em maio

14 de junho, 2023

Pelo segundo mês consecutivo, o custo de produção de leite apresentou queda. Em maio, o ICPLeite/Embrapa foi de -0,5%. Nos primeiros cinco meses do ano, o ICPLeite/Embrapa registrou uma deflação de -0,7%. A deflação ficou maior para o período de doze meses. Em maio/2023 o custo de produção foi menor em 4,1% que em maio/2022.

Custo da Alimentação e Minerais explicam a deflação de custos em maio

O custo do grupo "Minerais" registrou expressiva queda de -3,4%. Este fenômeno também ocorreu com os grupos "Concentrado" e "Volumosos". O grupo "Concentrado" teve queda de -2,9%, resultante de quedas de preços de rações comerciais, grãos e farelos, enquanto que o grupo "Volumosos" teve queda de -1,0%, com as quedas de preços de fertilizantes e defensivos. O custo de Mão de obra não registrou variação no mês.

Três grupos apresentaram elevação de custos. O destaque foi para "Energia e combustível", que registrou crescimento de custos de 16,0%, puxada pela expressiva elevação do preço da energia elétrica. Os grupos "Sanidade e reprodução" e "Qualidade do leite" registraram, respectivamente, 0,5% e 0,8% de crescimento de custos no mês. Os dados constam do Gráfico 1.

No acumulado dos primeiros cinco meses, o ICPLeite/Embrapa registrou queda de -0,7%. Três grupos contribuíram para a retração no custo de produção em 2023. O grupo "Minerais" acumulou expressiva queda de -11,9%. Os grupos que correspondem à alimentação também contribuíram com a deflação de custos. Os grupos "Concentrado" e "Volumosos" tiveram, respectivamente, queda de -7,5% e -4,2%.

Todavia, quatro grupos registraram expressivas elevações de custos. O grupo "Energia e combustível" acumulou elevação de 18,5% nos primeiros cinco meses do ano. O grupo "Qualidade do leite" teve crescimento de 13,5%, enquanto que o grupo "Mão de obra" cresceu 11,3%. O grupo "Sanidade e reprodução" apresentou variação restrita, de 1,0 no acumulado de 20023. Os dados constam do Gráfico 2.

Em doze meses, o ICPLeite/Embrapa acumulou uma variação de -4,1%. Os itens de custos que tem formação de preços no mercado internacional tiveram forte elevação no primeiro semestre de 2022, em função as expectativas criadas pelo início da Guerra na Ucrânia. Mas, nos meses subsequentes os preços foram caindo e isso explica, em grande parte, a retração nos custos de produção acumulada. Os impactos de retração ocorreram em três grupos. "Volumosos", "Concentrado" e "Minerais" registraram quedas de dois dígitos, o que é muito expressivo. Além disso, o peso relativo de alimentação no custo de produção de leite também contribuiu para o resultado final, mesmo que quatro grupos tenham apresentado elevação de preços nos itens que os compõem. Os dados são apresentados no Gráfico 3.

O Gráfico 4 mostra a variação mensal do ICPLeite/Embrapa. É visível a tendência de queda no custo de produção de leite ao longo de doze meses, demonstrando que ainda não se configurou sinais de reversão desta tendência.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top