Marcelo de Paula Xavier


Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

canaldoleite@terra.com.br

PUBLICAÇÕES

GENERATORS TOPSY: a primeira Jersey a atingir a perfeição

07 de janeiro, 2020

Escrito por Marcelo de Paula Xavier*, M.Sc.

 

O ano era 1980 e GENERATORS TOPSY já era uma vaca bastante consagrada. Ela havia sido Grande Campeã Americana em 1973; 3 vezes Campeã All American em 1969, 1972 e 1973; e 1 vez Reservada All American em 1971. Além disto, TOPSY havia sido eleita a vaca da década de 70 pela prestigiosa revista americana Hoard’s Dairyman e viria a ganhar o Great Cow Contest de 1985 (Concurso da Melhor Vaca nos EUA)1.

Não obstante, no dia 30 de julho de 80, TOPSY entrava – de vez – para história se tornando a primeira vaca Jersey classificada Excelente 97 pontos, nota máxima possível. Ela já havia sido classificada EX-96 em maio de 74 e, após ter parido pela sétima vez em 08/02/79, ela atingia a "perfeição morfológica"2 de maneira inédita na raça.

Mais uma das grandes vacas Jersey criadas pela Cedarcrest Farms, TOPSY nasceu em 1966, mas foi vendida em 1969 no leilão da exposição nacional americana daquele ano (Kentucky National Show and Sale), sendo comprada por Briggs e Beth Cunningham, de Woodstock, no estado americano de Connecticut.

Mais tarde, os Cunningham acabaram vendendo a vaca para a Happy Valley Farm3, em Danville (Kentucky), de onde ela foi – novamente – vendida por preço recorde para James Chaney, de Bowling Green (Kentucky), no Leilão de Liquidação4 da fazenda Happy Valley em 1977.

Em termos de produção, TOPSY atingiu a marca vitalícia de quase 97.000 kg de leite, com 4,44% de gordura, sendo que aos 8 anos de idade teve uma lactação de 10.555 kg de leite (34,6 kg por dia). Ela ainda foi a segunda colocada para leite e gordura no Concurso de Produção Vitalícia de 1981 e teve 4 recordes no Hall da Fama. Ela demonstrou - de forma cabal - que uma vaca com ótima conformação pode poroduzir muito leite.

Ela era filha de Milestones Generator e da vaca Beautys Topsy, classificada MB-86, com melhor lactação de 13.460 kg de leite e 5,0% de gordura, em 305 dias. TOPSY teve 12 filhos registrados, sendo 6 machos e 6 fêmeas, com destaque para sua filha Top Lady EX-95, que ganhou o All American 2 vezes. 

Para muitos criadores americanos, ela é a vaca Jersey favorita de todos os tempos. Vários especialistas, inclusive, afirmam que ela já iria ser a Grande Campeã Americana em 1972. TOPSY estava participando no All American Jersey Show daquele ano, como a grande favorita. Porém, o julgamento acabou sendo cancelado e as vacas não entraram na pista, por causa do incêndio que destruiu 3 barracões do parque de exposições na cidde de Columbus (Ohio Expo Center).

Não obstante, conforme mencionado anteriormente, TOPSY foi a Grande Campeã Americana no ano seguinte (1973). Ela era uma vaca tremenda e tem um nome bastante adequado, pois - mesmo após tantos anos - continua entre as “Top” da raça Jersey no mundo!

 

Notas:

1 - No ano 2000, ela foi finalista do mesmo concurso, o qual foi vencido pela lendária DUNCAN BELLE. Aliás, as duas vacas (Generators Topsy e Duncan Belle) tem a mesma origem, ambas foram criadas em uma das fazendas americanas mais icônicas na raça Jersey: Cedacrest Farms, na cidade de Faunsdale, no Alabama.

2 - Muito poucas vacas Jersey chegaram aos 97 pontos. No Canadá, podemos citar VANDENBERG AMEDEO GORGEOUS, GLENAMORE GOLD PRIZE e WAYMAR PATRICK NADINE, por exemplo, sendo que as duas últimas foram avaliadas ainda no sistema antigo de classificação canadense. Nos Estados Unidos, os casos mais notórios de vacas EX-97 são: MUSQIE IATOLA MARTHA e HURONIA CENTURION VERONICA 20J. Mas, existem outras vacas um pouco menos famosas que também atingiram esta pontuação, como: PLEASANT NOOK F PRIZE CIRCUS e WF BARBER SHASTA, entre outras.

3 - Melissa Lesy conta que a Happy Valley Farm era uma das fazendas mais belas que ela conhecia. “Dirigir pela longa estrada pitoresca era algo para se ver, com belas árvores, gramados muito bem cuidados e uma bela mansão ao sul, pouco antes dos celeiros. O primeiro celeiro tinha um pequeno escritório de onde se podia ver duas baias abrigando vacas campeãs. Do outro lado do escritório, havia um pequeno barracão (tie-stall), onde as vacas mais novas eram alojadas. O celeiro número dois era surpreendente. Nele, havia vinte baias com o ‘quem é quem’ da raça Jersey. Vacas como Generators Topsy, Milestone One Carat, Sleeping Rosanna, entre outras, estavam em baias de madeira com seus banners na parede e também com belas placas pintadas à mão”.

4 - TOPSY foi vendida por U$ 10.200,00, que representou o maior preço do leilão de liquidação da Happy Valley Farm. Na época, ela tinha 12 anos e carregava em seu ventre bezerros gêmeos do touro BARBARAS SLEEPER.

_________________________________________________________________________________________________

*Marcelo de Paula Xavierformado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top