Vacinação contra febre aftosa será suspensa em 6 estados e no Distrito Federal

Vacinação contra febre aftosa será suspensa em 6 estados e no Distrito Federal

02 de maio, 2022

A vacinação contra a Febre Fftosa será suspensa pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em seis estados e no Distrito Federal, a partir do mês de novembro deste ano. Essa medida faz parte de um projeto para tornar todo o país livre de febre aftosa sem vacinação até o ano de 2026.

Os estados onde a vacinação será suspensa são: Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e no Distrito Federal. A medida entrará em vigor após a última etapa da vacinação que será realizada em novembro.

“Esses estados vão terminar a vacinação em novembro, quando irão parar de vacinar, se preparando para mudar o status para livres de febre aftosa sem vacinação”, explicou o secretário, José Guilherme Leal.

Com esta medida aproximadamente 50% do rebanho total do Brasil deixará de ser vacinado, diminuindo custos e transtornos para os profissionais da cadeia do leite e carne, atendendo critérios do Plano Estratégico, alinhado com a OIE (Organização Internacional de Epizootias).

Os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e parte do Amazonas e Mato Grosso já possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Segundo o Ministro da Agricultura, Marcos Monte, é uma conquista do Ministério, dos estados e dos produtores rurais.

Participação da Abraleite

A ABRALEITE (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) participa do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) desde julho de 2019.

“A ABRALEITE, como integrante da Equipe Gestora Nacional do PNEFA, sempre atuou apoiando o MAPA na efetivação do Programa, participando do sucesso da erradicação da Febre Aftosa e desenvolvimento da pecuária nacional”, comentou o produtor, médico veterinário diretor técnico da ABRALEITE e titular da Associação no Programa, Wander Bastos.

 

Fonte: ABRALEITE – Associação Brasileira dos Produtores de Leite

Disponível em: https://www.abraleite.org.br/2022/05/02/vacinacao-contra-a-febre-aftosa-sera-suspensa-pelo-mapa-em-6-estados-e-no-distrito-federal/

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top