Raça Holandesa lança genoma nacional no Agroleite

Raça Holandesa lança genoma nacional no Agroleite

21 de agosto, 2022

Um marco para raça holandesa no Brasil. Na manhã desta quarta-feira, 17 de agosto, segundo dia do Agroleite 2022, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) lançou oficialmente o genoma nacional da raça. O lançamento aconteceu na sede da associação na Cidade do Leite e contou com a presença do presidente da ABCBRH, Hans Groenwold, da chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes, do presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Hilton Ribeiro, e do superintendente Técnico Administrativo da ABCBRH, Timotheo Silveira. 

 

Durante o lançamento, o presidente Hans Groenwold, ressaltou que a avaliação genômica é mais uma ferramenta da associação e suas filiadas a disposição do produtor, uma forma dele conhecer melhor o seu rebanho e ter mais assertividade no investimento em genética. O presidente destacou a importância da parceria com a Embrapa para o desenvolvimento do projeto, visto a credibilidade das pesquisas realizadas pela instituição. “Em nome da associação agradeço a Embrapa pelo bom ambiente que desenvolvemos para realizar esse trabalho, desejo sucesso a todos”, declarou.

 

Elizabeth Fernandes acredita que a avaliação genômica irá oferecer mais precisão ao produtor quanto aos resultados do rebanho e proporcionar vantagem competitiva aos que utilizarem o serviço.  “A missão da Embrapa é criar soluções tecnológicas para facilitar cada vez mais a vida do produtor, deixá-lo mais seguro na questão de estar na atividade e não permitir que saia da atividade. Espero que esse programa assuma novo patamar e os produtores tenham essas informações à mão para ser cada vez mais competitivos”, mencionou no encontro.  

 

Para Hilton Ribeiro, esse é um dia de festa para a raça holandesa no Brasil. O presidente do Conselho Técnico enfatizou que a avaliação genômica é um anseio de muitos anos dos produtores e técnicos que trabalham com a raça. Ribeiro explicou que o genoma permitirá identificar os melhores animais do Brasil e mostrar que o país tem genética e animais de qualidade. “A prova genômica já demonstrou que temos um touro nascido no Brasil que é top cinco mundial na produção de leite. Com a avaliação genômica temos certeza que muitos animais serão destaque no Brasil e no mundo”, ressaltou.  

 

 O superintendente técnico, Timotheo Silveira, complementa que o sonho da raça holandesa no Brasil é deixar de ser apenas um importador de genética e passar a ser também um exportador. Ele explica que o serviço de avaliação genômica já está disponível para todos os associados, basta entrar em contato com as filiadas ou diretamente com a associação brasileira. 

As associações irão acionar as empresas parceiras, NeoGen ou ST Genetics, para realizar a coleta de pelo ou cartilagem das bezerras e realizar o sequenciamento genético. O material é então encaminhado para a Embrapa que realizará a avaliação e devolverá os resultados para que os produtores acessem junto do registro dos animais no sistema Web+Leite. No primeiro momento o produtor receberá os dados da prova nacional e americana e, posteriormente, poderá optar por receber as duas ou uma só. O superintendente relata que a associação brasileira está aberta para novas parcerias com mais empresas de genética. 

 

Confira como foi o lançamento no vídeo: 

Lançamento da Avaliação Genética e Genômica da Raça Holandesa

 

 

Fonte: ABCBRH - Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top