Preço do leite ao produtor se mantem em alta

Preço do leite ao produtor se mantem em alta

30 de outubro, 2024

Como já era esperado, o preço do leite captado em setembro seguiu em alta. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em termos reais, a “Média Brasil” fechou a R$ 2,8657/litro, 3,3% acima da do mês anterior e 33,8% maior que a registrada em setembro/23. Apesar de o preço do leite pago ao produtor acumular avanço real de 36,4% desde o início de 2024, a média de janeiro a setembro deste ano (de R$ 2,58/litro) é 4,7% inferior à do mesmo período de 2023.

A valorização do leite cru em setembro se explica pela maior competição dos laticínios e cooperativas na compra de matéria-prima, em um contexto em que a oferta vinha crescendo de forma lenta, devido ao clima mais seco (sobretudo no Sudeste e Centro-Oeste) e aos estoques de lácteos em volumes abaixo do normal.

Mesmo com as adversidades climáticas, a captação de leite em setembro seguiu em alta por conta da estratégia das indústrias em assegurar volume para reabastecer seus estoques. Assim, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do CEPEA subiu 8,3% de agosto para setembro.

A elevação da captação foi possível devido ao aumento dos preços no campo, acompanhando a valorização dos lácteos em setembro. A pesquisa do Cepea com apoio da OCB mostrou que o leite UHT, o queijo muçarela e o leite em pó se valorizaram 7,6%, 2,7% e 1,3% no atacado paulista em setembro.

Porém, o movimento altista pode não perdurar por muito tempo. O avanço da captação e o recuo nas cotações dos derivados e do leite spot a partir da segunda quinzena de outubro fortalecem a perspectiva de que os preços no campo em outubro possam apresentar viés de queda.

Fonte: CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

  • Sindilat apoia investigação de dumping no leite

    Sindilat apoia investigação de dumping no leite

    O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) vê como positiva a decisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) de abrir investigação da prática de dumping na compra de leite em pó importado. A medida deve contribuir para o equilíbrio do mercado nacional de leite, que vem sofrendo com a compra de produtos importados de países do Prata, muitas vezes por empresas do varejo e atravessadores no atacado. A decisão atende à solicitação feita em agosto dest

  • Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor

    Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor

    Setor leiteiro enfrentou adversidades climáticas e logísticas em 2024, mas projeta melhorias com novas políticas estaduais e fortalecimento da produção local

  • Embrapa: Maior oferta de leite faz preços recuarem

    Embrapa: Maior oferta de leite faz preços recuarem

    Os preços no mercado de leite e derivados registraram desaceleração nas últimas semanas em função da maior oferta de leite neste momento de safra.

  • Jersey: a solução mais lucrativa e sustentável para a pecuária de leite na Austrália

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Jersey: a solução mais lucrativa e sustentável para a pecuária de leite na Austrália

  • Vivianne ataca novamente...neta da Veronica dando show de produção

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Vivianne ataca novamente...neta da Veronica dando show de produção

  • Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top