Portugal: Preço do leite está levando ao fechamento de leiterias

Portugal: Preço do leite está levando ao fechamento de leiterias

28 de junho, 2022

O baixo preço do leite ao produtor frente a alta dos custos de produção está levando ao fechamento de leiterias, podendo haver escassez do produto, alertou a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep), ressaltando que quando a distribuição “acordar” poderá já ser tarde.

“Há leiterias de grande dimensão que já fecharam e muitos produtores estão a [pensar] se fecham ou se reduzem a produção....Se não tiverem um preço que lhes permita pagar as despesas, a única solução é reduzir as compras e a produção”, apontou o secretário-geral da Aprolep, Carlos Neves, em declarações à Lusa.

A redução da produção só não é maior porque quem fez projetos de investimento tem que se manter na atividade durante cinco anos, indicou ele, notando que os produtores que se aproximam da aposentadoria ou que têm outras atividades deixam este trabalho. “Tenho conhecimento de leiterias que vão fechar e ser substituídas por projetos de produção de amêndoas”.

Segundo a Aprolep, esta não é uma situação recente, uma vez que já há cerca de 30 anos os pequenos produtores abandonavam a atividade, uma vez que não eram competitivos ou rentáveis. Porém, neste momento, com os baixos preços pagos à produção e a subida dos custos, até as grandes leiterias também já estão a encerrar, podendo haver escassez de leite em Portugal.

“Receio que, quando a indústria e a distribuição acordarem, já seja tarde. Quem abandona a produção não volta a colocar vacas. Não é como plantar batatas, que podemos deixar a terra em pousio e, no ano seguinte, voltamos a produzir. Quem deixa as vacas não volta”, sublinhou Carlos Neves.

Segundo a Aprolep, os produtores estão assim desiludidos e apreensivos com o futuro da produção de leite em Portugal. “Desilusão porque vemos que, na Europa, o leite está a ser valorizado e em Portugal não...Fomos ultrapassados pelos países do Leste, com um nível de vida inferior ao nosso”, destacou.

Em muitas leiterias de Portugal, o preço de produção ronda os 50 cents, estando, atualmente, os produtores a perder “muito dinheiro”, mostrando-se “apreensivos face aos próximos meses”. Perante este cenário, a Aprolep enviou dois pedidos de reunião à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e um à comissão parlamentar de Agricultura, mas, até ao momento, não obteve a resposta. 

O preço do leite pago ao produtor tem subido em Portugal, desde o início do ano, mas continua a ser um dos mais baixos da União Europeia, segundo dados do GPP e de Bruxelas. Em janeiro, no Continente, o preço do leite comprado de produtores individuais era de 0,356 euros por litro, abaixo dos 0,405 euros registados em abril, segundo dados do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Nos Açores também se verificou a mesma tendência, com o preço pago aos produtores individuais (que possuem tanque na refrigeração na exploração e com transporte a cargo da fábrica) a passar de 0,317 euros por litro em janeiro para 0,333 euros em abril. 

Por sua vez, o preço da manteiga na saída da fábrica teve vários avanços e recuos, estando, em 06 de junho, nos 701,84 euros por 100 quilograma (kg). Nos primeiros quatro meses deste ano, o preço do queijo flamengo na saída da fábrica, em bola ou em barra, passou de 463,19 euros por 100 kg para 504,67 euros.

Dados da Comissão Europeia revelam que o preço de leite de vaca cru atingiu, em Portugal, os 37,85 euros por 100 kg em maio, o valor mais alto, desde junho de 2008. Porém, esse valor é o segundo mais baixo da União Europeia, apenas acima da Eslováquia (37,83 euros). Em maio, o preço mais elevado foi registado em Malta (62,41 euros).

Entre 1996 e até maio de 2022, Portugal atingiu o valor mais elevado (39,40 euros) em novembro de 2007, tendo-se prolongado até janeiro de 2008.

 

Fonte: Açoriano Oriental

Disponível em: https://www.acorianooriental.pt/noticia/preco-do-leite-fecha-vacarias-e-distribuicao-tem-que-acordar-diz-aprolep-340215?fbclid=IwAR0LXpTJyf_iD7kXdf9a-zH5d3a-k6wsJkV9XfMr7MTdexlKPghvbum3PCU&fs=e&s=cl

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top