Pool Leite gerencia cerca de 2,5 milhões de litros de leite por dia com soluções digitais

Pool Leite gerencia cerca de 2,5 milhões de litros de leite por dia com soluções digitais

25 de setembro, 2022

A Pool Leite, entidade de produtores de leite coordenada pelas Cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal (no Paraná) registrou, em julho deste ano, um número recorde: mais de 2,5 milhões de litros de leite coletados por dia de forma constante. As ferramentas que contribuíram para essa marca foram: os módulos da plataforma Digital Milk, responsáveis pela gestão da coleta do leite nas propriedades rurais e o aplicativo do produtor, denominado Smart Flow e que possibilita coletar e armazenar dados importantes para o funcionamento do negócio, além do acompanhamento das informações pelos produtores sobre o volume coletado e a qualidade do leite

Desenvolvido pela Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, a plataforma Digital Milk busca otimizar e melhorar o gerenciamento da cadeia do leite como um todo pelos laticínios. O uso do aplicativo Smart Flow pela Pool Leite teve início em 2021 para disponibilizar aos cooperados os dados da coleta do leite em tempo real. Nele, é possível obter a programação, o mapa de produção, os indicadores de qualidade e os comunicados das cooperativas.

De acordo com Rodrigo Prioto, supervisor administrativo do Pool Leite, o aplicativo trouxe mais agilidade na análise dos dados.  “Quando utilizávamos papel, tudo era processado manualmente e estávamos sempre um dia atrasado com a informação. Agora, o produtor tem o aplicativo na palma da mão, o que possibilita acesso às informações como volume e temperatura do leite, além da gestão da propriedade com os dados. A tecnologia otimizou o processo e tornou a gestão eficiente graças ao acesso a dados em tempo real para a tomada de decisão”, explica Prioto.

O aplicativo Smart Flow tem como diferencial a possibilidade de parametrização das informações de acordo com as necessidades do cliente. “O produtor tem acesso as informações da coleta e qualidade do leite, extratos de pagamento do leite, questões logísticas como a previsão de chegada do caminhão a propriedade, o que proporciona ao produtor rural um acesso mais fácil aos dados da sua produção leiteira”, finaliza Leandro Campos, gerente comercial da Engineering. 

No caso do Pool Leite, para captar os mais de 2,5 milhões de litros de leite diários, estão envolvidos na coleta em torno de 100 veículos, 135 motoristas, seis transportadoras, 80 rotas por dia, 45 municípios e 790 produtores de cinco cooperativas. 

  • Etapas de higienização por sistema Clean in Place (CIP) e latão ao pé

    Gabriel Augusto Marques Rossi

    Médico Veterinário - Professor Dr. Unesp/Jaboticabal

    Etapas de higienização por sistema Clean in Place (CIP) e latão ao pé

  • EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

  • Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

Proluv
Top