O queijo, quando não é o rei da festa, é um convidado vip!

O queijo, quando não é o rei da festa, é um convidado vip!

24 de novembro, 2022

O queijo como o centro das atenções

Com o fim do isolamento social e das medidas protetivas contra o Covid-19, o mercado de eventos que - segundo especialistas - apresentava demanda reprimida, ressurgiu fortemente em 2022. Dentro deste mercado, os eventos gastronômicos tiveram destaque, muitos deles com propostas inovadoras e temáticas, unindo gastronomia de qualidade, arte e cultura, criando mais valor e atratividade para o público.

O Observatório do Consumidor (OC) buscou entender como os internautas brasileiros reagiram aos eventos, festas, mundiais, festivais e concursos em que o queijo foi o protagonista. Para isso, analisou-se todos os tweets relacionados ao tema entre janeiro e outubro de 2022. A Figura 1 apresenta a quantidade de menções de cada categoria durante o ano corrente.

Entre as categorias analisadas, o maior número de tweets se refere ao termo festa. Quanto a este termo especificamente, é importante deixar claro que não é possível diferenciar as menções feitas às festas públicas das festas e comemorações privadas. Seja como for, é fato que não pode faltar queijo e outros alimentos à base deste produto nas comemorações dos brasileiros. O queijo quando não é o rei da festa, é um convidado vip!

Para todos os outros termos analisados, a maior média de menções ficou compreendida entre os meses de junho e de setembro, período em que ocorreram os eventos mais tradicionais do País, com visibilidade internacional como a ExpoQueijo Brasil - ocorrida em junho em Araxá/MG - e o Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo/SP (setembro). Neste período, também ocorreram diversos eventos regionais, especialmente de queijos artesanais, que movimentaram as cidades do Brasil e a rede social.

Polaridade dos sentimentos dos tweets sobre os eventos de queijo no Brasil

O público recebeu bem os eventos que ocorreram em 2022 e cujo o destaque era o queijo, no geral, comentando sobre eles de forma positiva. A análise de sentimentos realizada pelo OC revela que a quantidade de menções positivas a tais eventos representa 87% do total de comentários. Considerando a soma das menções positivas e neutras, este número sobe para 91% do total, revelando a valorização deste tipo de evento pelos internautas.

A opinião dos consumidores sobre os eventos de queijo no Brasil

A nuvem de palavras permite compreender melhor o conteúdo abordado pelos consumidores na rede social Twitter. Na Figura 2, tem-se a nuvem de palavras mencionadas em 2022 nos tweets que citavam os eventos de queijo.

A palavra "mundial" se destaca ao lado de "bolinha", sugerindo que o principal evento do ano foi o Mundial do Queijo do Brasil e que a bolinha de queijo é o salgadinho preferido dos brasileiros. Além disso, a partir das palavras destacadas "concurso", "reais" e "cachê" infere-se que parte dos eventos premiava os ganhadores, um fator motivador, que pode atrair maior participação entre os produtores. Como era de se esperar em festas e eventos, a figura destaca também muitos alimentos indulgentes que geralmente são consumidos e vendidos nestas ocasiões.

Características dos queijos mais destacadas pelos consumidores

Com os dados do OC, é possível se identificar quais são as características dos queijos que mais despertam o interesse dos internautas. A Figura 3 apresenta esta preferência.

A forma como foi produzido o queijo foi o maior ponto de atenção entre os usuários que compõem o grupo analisado. Quase um terço dos internautas demonstraram interesse no método de produção desta iguaria, dos quais 75% citaram a maneira artesanal.

A soma das menções das características produção, sabor, cor e tamanho representam 70% dos tweets no período e - portanto - são as mais observadas pelos consumidores brasileiros. Esta é uma informação estratégica que deve ser observada pelas indústrias e produtores de queijo no Brasil no planejamento de sua produção. Quanto à característica cor, as cores branco e azul representam 50% e 32% respectivamente de menções a este atributo.

Regiões brasileiras que mais mencionaram eventos de queijo

Em todas as cinco regiões do País houve comentários sobre eventos nos quais o queijo tinha lugar de honra. Conforme observa-se na Figura 4, a região Sudeste se destacou, representando 56% do total de tweets com esta temática. Isto é provavelmente explicado pelo fato de que esta região abrigou os principais eventos de queijo em 2022.

A região Sul, importante produtora de leite, foi a segunda região com maior número de menções às festividades que envolvem este nobre produto, representando 15% do total de comentários. O estado de Santa Catarina teve o menor número de tweets entre os seus vizinhos, no período analisado. Acredita-se que este número poderia ser diferente caso o mês de novembro fosse considerado nesta análise, pois - no corrente mês - acontece a importante Festa Estadual do Queijo, já tradicionalmente incluída neste circuito.

Os estados de Pernambuco e da Paraíba superaram Santa Catarina em número de menções na internet. Pernambuco é o terceiro estado brasileiro em consumo per capita, ficando à frente de importantes centros econômicos como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top