O interesse dos consumidores por lácteos orgânicos
03 de novembro, 2023
Observatório do Consumidor
Com a pandemia de Covid-19, a população mundial se voltou mais para alimentos e produtos que promovam além do de sabor e bem-estar, mas também saúde. Nesse sentido, a busca por produtos naturais, dentre eles, os orgânicos, se intensificou.
No mundo dos alimentos orgânicos, os derivados do leite têm crescido em quantidade e qualidade. No Brasil, já são 116 produtores de leite e derivados orgânicos, cuja produção é estimada em quase 60 mil litros por dia. Para entender melhor o interesse dos consumidores por este tipo de produto, o Observatório do Consumidor (OC) analisou o total de postagens no "X" (antigo Twitrer) sobre leite e derivados orgânicos no período de maio de 2020 a agosto de 2023.
Evolução temporal das postagens
Apesar do mercado em expansão, o OC coletou apenas 5.583 menções a lácteos orgânicos no período, o que corresponde a apenas 0,15% do total de publicações sobre leite e derivados. Em média, há cerca de 32 postagens sobre o tema por semana no "X". Na comparação anual, observa-se maior concentração de postagens em 2022 e 2021, com queda de interesse dos consumidores em 2023.
Em 87% das postagens sobre lácteos orgânicos, o conteúdo apresentado tinha conotação positiva. O produto mais citado foi o queijo, que é também o derivado lácteo orgânico mais produzido no Brasil. O queijo aparece em 27% das postagens sobre lácteos orgânicos no "X". Mas, ele é seguido de perto pela manteiga, que é mencionada em 23% das publicações e pelo leite, citado em 19% das menções.
No entanto, ao contrário do esperado, a nuvem de palavras das postagens sobre lácteos orgânicos, não apresentou muita relação com saudabilidade.
Perfil dos consumidores de lácteos orgânicos
A geração Y é a que mais comenta sobre lácteos orgânicos no "X", representando sozinha quase 80% das postagens realizadas, evidenciando o interesse desse público no assunto. Em seguida, tem-se a geração Z e a X. As demais gerações não apareceram nesse ranking.
Na identificação visual da foto do perfil que publicou sobre lácteos orgânicos, predominou o sexo masculino em mais de 80% das publicações.
Principais características e acompanhamentos
Reforçando o resultado da nuvem de palavras, o estudo dos demais alimentos citados junto com os orgânicos, que indicam os principais acompanhamentos, também mostrou-se ambíguo. Em primeiro lugar observa-se os produtos açucarados que englobam doces e sobremesas, geralmente associados à indulgência. No entanto, o acompanhamento que ficou em segundo lugar foram as frutas, reforçando a ideia de saudabilidade associada aos produtos orgânicos. Em outros alimentos, que ficou em terceiro, tem-se pratos consumidos no Brasil, como pizza, sanduíche, vatapá, etc. Neste caso, incluem-se tanto alimentos considerados saudáveis quanto não saudáveis.
Por fim, no quesito de características e atributos mais citados no X sobre lácteos orgânicos, o destaque vai para a embalagem, sendo citada em mais de 50% das postagens. Em grande parte dessas citações, os usuários do X discutiam sobre indicação de produto gourmet e os ingredientes no rótulo. Em segundo lugar nesse ranking, ficou a composição dos lácteos orgânicos, como muitas discussões sobre conservantes, lactose e gordura.
Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)