Mineira, Ideagri cria índice inédito para a pecuária de leite

Mineira, Ideagri cria índice inédito para a pecuária de leite

11 de abril, 2019

Há 12 anos no mercado, a mineira Ideagri nasceu da necessidade dos alunos da Reagro, instituição de ensino voltada para o agronegócio, que pediam uma ferramenta simples e de acesso aos cálculos. “Vimos a possibilidade de desenvolver uma ferramenta de gestão”, lembra Heloíse Duarte, diretora executiva da Ideagri.

Atualmente, a empresa, com sede em Belo Horizonte, é uma desenvolvedora de software para gestão da agropecuária com presença em 5.000 fazendas brasileiras de gado de leite e de corte de 23 Estados do Brasil, além de propriedades da Colômbia e da Bolívia. Desse volume, 1.709 fazendas estão em Minas Gerais.

Heloíse explica que a Ideagri é uma empresa que oferece soluções informatizadas para a gestão agropecuária. “Temos clientes de diferentes atividades como pecuária de corte, pecuária de leite e agricultura amplamente distribuídos pelo Brasil e por alguns países da América Latina”, diz.

Com softwares para gestão que consideram tanto parte técnica, produção, reprodução, sanidade, gestão econômica e financeira, o sistema vem no formato de “software as a service”, ou seja, software como serviço. “Nosso cliente paga mensalidade para usar nossos sistemas, que são multiplataformas e podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada sistema de produção. O sistema permite a gestão da fazenda e do rebanho conforme a realidade de cada propriedade”, conta a veterinária.

Leite brasileiro

Ferramenta de benchmarking da produção de leite, o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) permite a comparação da eficiência na produção de leite entre as fazendas brasileiras de mesma região e traçar um perfil de rebanho. “O índice é uma amostragem da pecuária leiteira nacional a partir dos bancos de dados dos clientes Ideagri. Essa amostragem ficou muito interessante pelo fato de termos sistemas de produções diversificados em várias regiões do Brasil, e nós conseguimos obter uma forma de avaliação a partir de 12 indicadores, englobando produção, reprodução e sanidade, que nos dão um retrato da produtividade, da evolução que ele vai ter num acompanhamento trimestral e, o mais importante, podemos passar a conhecer os desafios e as oportunidades da pecuária leiteira com base em dados nacionais”, diz. A plataforma do IILB pode ser acessada por qualquer pessoa e sem custos, basta fazer o cadastro no site.

Produção

Taxa. Um dos indicadores do IILB é a taxa de prenhez das vacas que mede a eficiência da reprodução. Nele, a média das fazendas analisadas pelo IILB está bem próxima da média norte-americana.

Produtividade

- Heloíse Duarte alerta que, se uma fazenda não tem previsibilidade de caixa, não se programa para fazer substituição de máquinas, seja na pecuária leiteira ou em qualquer outra atividade, o produtor vai achar que o custo não está compatível com seu custo de produção.

- As margens são apertadas porque a atividade leiteira só pode ser otimizada dentro da fazenda, e o produtor não tem poder de atuar no preço do que compra para produzir nem do que vende. Se ele não for eficiente da porteira para dentro, não é economicamente viável.

- A ideia do índice Ideagri é chamar atenção dos produtores que reclamam para dar a eles uma gama de informações para atuar de maneira mais assertiva.

 

Por Helenice Laguardia

Publicado: Portal - O Tempo

Link: https://www.otempo.com.br/cidades/ação-pede-que-governo-federal-fiscalize-barragens-inseguras-pelo-pa%C3%ADs-1.2166753

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top