Mercado do Leite UHT e reflexos no cenário de preços

Mercado do Leite UHT e reflexos no cenário de preços

23 de maio, 2022

O leite UHT tem grande importância para o mercado de produtos lácteos no Brasil, uma vez que este segmento constitui 28% do destino do leite formal produzido no país e está presente em 90% dos lares brasileiros.

O grande diferencial deste produto é que, devido a sua menor perecibilidade, ele possui uma vida de prateleira maior. A possibilidade do leite UHT de ser estocado à temperatura ambiente, dispensando câmaras de resfriamento, favorece sua comercialização nos pontos de venda, em detrimento do leite pasteurizado. Este fator, somado à sua facilidade de transporte – sem a necessidade da cadeia do frio – também faz com que o UHT tenha possibilidade de ser distribuido em todo o território nacional.

As indústrias vendem o produto para o varejo, o qual – por sua vez – vende o produto para os consumidores finais. Nos momentos em que os consumidores se mostram menos dispostos a comprar o produto, o varejo tende a dificultar mais as negociações com as indústrias, buscando menores preços.

O inverso também é verdadeiro; ou seja, momentos de vendas mais aquecidas na ponta consumidora tendem a estimular os preços pagos a indústria pelo derivado. À medida que a indústria recebe mais pelo leite UHT, tem maior interesse em produzir. Para ampliar sua produção, tem necessidade de mais matéria-prima. Tendo maior necessidade de leite cru, compra mais do produtor, com maior disposição a pagar. Nos momentos ruins do mercado, o inverso ocorre.

Momento atual

Assim como no caso dos queijos, o mercado de leite UHT foi marcado por elevações nos valores praticados entre os meses de março e abril, tanto nas vendas das indústrias para o varejo, quanto nas vendas do varejo ao consumidor final. Este movimento perdeu força entre as semanas finais de abril e a semana inicial de maio, em razão do recuo da demanda a partir dos preços mais altos.

Entretanto, a conjuntura atual – com oferta restrita de leite no campo – sinaliza produção em baixa em relação a períodos anteriores, fator que acaba se refletindo também nos estoques. Dessa forma, o mercado encontra-se sensível a alterações positivas da demanda. Na segunda semana de maio, por exemplo, já foram notados sinais de maior firmeza nas compras e nos preços praticados nas negociações de UHT.

 

Fonte: Edairy News

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top