Mastite em bovinos leiteiros é tema de novo curso da Embrapa

Mastite em bovinos leiteiros é tema de novo curso da Embrapa

01 de maio, 2022

A plataforma de Ensino à Distância (EAD) da Embrapa Gado de Leite tem novo curso: Controle e Prevenção da Mastite em Rebanhos Bovinos. As inscrições já se encontram abertas e o prazo termina no dia 12 de maio, com a turma iniciando no dia 16. Segundo o pesquisador Guilherme Nunes, da Embrapa, que coordenará o curso, a mastite é um grande problema para a pecuária e é esperada uma grande procura.

O curso é voltado para profissionais da assistência técnica e extensão rural, produtores de leite, profissionais de ciências agrárias, estudantes e demais interessados. Com carga horária de 30 horas-aula, os alunos serão capacitados a tomar melhores decisões em relação à doença que, em maior ou menor grau, afeta toda a pecuária nacional, elevando os custos com tratamento, além de diminuir a produtividade e levando ao descarte do leite. “O controle da mastite deve ser priorizado entre os produtores para que se obtenha maior retorno econômico da atividade”, afirma Nunes.

Com aulas virtuais interativas, o curso será composto por três módulos: o primeiro módulo tratará do impacto econômico da doença para a produção leiteira; a anatomia e fisiologia da glândula mamária e a classificação dos agentes patogênicos que provocam a doença. No segundo módulo será estudado as formas de diagnosticar a mastite clínica e subclínica. Por fim, o terceiro módulo abordará o monitoramento da doença e o estabelecimento de um programa de controle e prevenção. As inscrições podem ser feitas na plataforma E@D Leite - http://ead.cnpgl.embrapa.br e o valor a ser pago é R$ 39,90.

Com o curso sobre controle e prevenção da mastite, a Embrapa Gado de Leite completa dez títulos em sua a plataforma de EAD (veja a lista na tabela abaixo). A carga horária varia de 30 a 40 horas-aula, com duração média de um mês. A procura por cursos no formato EAD cresceu muito com a pandemia. Em 2020, houve um aumento de 1.000% comparado à 2019. Segundo Denis Rocha, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Gado de Leite, foram cerca de quatro mil inscritos nos cursos disponibilizados em 2021.

Os temas mais procurados são: Implantação, manejo e recuperação de pastagens, Produção de Leite de Qualidade e Forrageiras para a produção de leite a pasto. É comum um mesmo aluno fazer mais de um curso. Lorena Guimarães, de Seropédica – RJ, que fez todos os cursos oferecidos, aprova o modelo. Segundo ela, o diferencial do EAD da Embrapa é poder contar com um conteúdo atualizado, ministrado pelos profissionais mais qualificados de cada área. “Nós temos acesso aos analistas e pesquisadores e podemos tirar dúvidas durante as lives”, diz.

Além do conteúdo das aulas em formato de vídeos e slides, o aluno também tem à disposição atividades complementares como fóruns de discussão, exercícios e "bate-papo tira-dúvidas" em tempo real, que é a oportunidade de interação direta com os profissionais da Embrapa. “Os cursos de ensino à distância são uma ótima oportunidade de se adquirir novos conhecimentos a respeito de pecuária de leite”, afirma Lorena. Segundo ela, as aulas são preparadas por profissionais altamente reconhecidos em suas áreas de atuação e há a conveniência de o aluno ajustar o horário conforme suas necessidades. Trata-se de um excelente investimento para os alunos, recomenda Rocha.

 

Fonte : Embrapa Gado de Leite

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top