Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

25 de novembro, 2020

De origem vegetal, a margarina é um produto artificial resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans; transformando a margarina praticamente em um plástico.

De origem animal, a manteiga é um produto completamente natural e feito a partir de leite de vaca. É composto de gordura do leite que foi separado de outros de seus componentes. Tem um sabor rico e é amplamente utilizado para cozinhar, assar ou passar no pão. Nas últimas décadas, a manteiga tem sido injustamente responsabilizada por doenças cardiovasculares, devido ao seu teor de gordura saturada alta. No entanto, a opinião pública e científica foi lentamente mudando esse preceito, pois descobriu-se que gordura saturada não é maléfica para saúde e muitas pessoas já reconhecem a manteiga como um alimento extremamente saudável.

Para tirar qualquer dúvida de qual é melhor é só comparar a lista de ingredientes de cada produto: a margarina tem uma lista enorme de ingredientes, é cheia de aditivos e ingredientes estranhos. A manteiga é basicamente creme de leite puro.

Sério gente, quando você estuda os benefícios da manteiga contra os da margarina, a diferença é tão absurda que não dá nem pra comparar. E nem pense em acreditar em propagandas de “margarinas saudáveis”, com promessas de “proteger o coração” ou qualquer outra mensagem de marketing. Prefira sempre o alimento natural, nesse caso, a manteiga: infinitamente mais nutritiva e saudável.

Valor Nutricional da Manteiga

A manteiga contém uma variedade imensa de micronutrientes. As seguintes vitaminas são encontradas na manteiga:

  • Vitamina A: É a vitamina mais abundante na manteiga. Uma colher de sopa (14 g) pode fornecer cerca de 11% da dose diária recomendada.
  • Vitamina E: A vitamina E é um antioxidante poderoso, muitas vezes encontrada em alimentos gordurosos.
  • Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, carne e produtos lácteos.
  • Vitamina K2: Uma forma de vitamina K, também chamado de menaquinona. Pode proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

Benefícios da Manteiga

  1. Previne infecções fúngicas: Você ouviu direito, a manteiga é rica em ácido láurico, que ajuda a prevenir o organismo contra infecções fúngicas. A manteiga também previne contra infecções como cândida e micose. Portanto, usar a manteiga em quantidade moderada não vai prejudicá-lo.
  2. É rica em vitamina A: A manteiga é naturalmente rica em vitamina A. Assim, é boa para a visão. A manteiga em sua forma natural também previne contra doenças da tireoide.
  3. É boa para a pele: Você pode se surpreender ao saber, mas a manteiga é boa para sua pele. A gordura presente na manteiga ajuda a tornar a sua pele suave e macia. Na verdade, também previne contra problemas de pele como acne e manchas.
  4. É rica em antioxidantes: Como a manteiga é rica em antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra os danos celulares. Ela protege o corpo contra os danos dos radicais livres. A manteiga pode evitar o enfraquecimento das artérias e nervos. Ela também ajuda a construir o seu sistema imunológico.
  5. É uma boa fonte de vitamina K2: Essa vitamina, ainda pouco conhecida mas muito importante, ajuda no tratamento de problemas como a osteoporose e artrite. A manteiga em quantidades moderadas evita dor nas articulações em mulheres. A manteiga também é boa para a força muscular.
  6. Previne doenças: As gorduras saturadas na manteiga ajudam a prevenir contra coágulos e tumores.
  7. O ácido butírico da manteiga é bom para o intestino: O intestino usa o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.

Qual manteiga consumir?

Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. A maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as manteigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas podem chegar a 10% da recomendação diária.

Se você tiver a opção de encontrar a manteiga orgânica opte por ela, além de mais saudável, possui mais vitaminas. E de preferência compre sem sal, e se desejado acrescente você mesma um sal de alta qualidade. Não existe uma quantidade adequada para se consumir de manteiga diariamente, mas é importante incluir esse tipo de gordura diariamente na alimentação, nem que seja bem pouco.

 

Fonte: Portal Beleza e Saúde

Link: https://belezaesaude.com/manteiga/ 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top