Guerra influencia no aumento do preço do leite

Guerra influencia no aumento do preço do leite

28 de março, 2022

Os preços do leite estão subindo com a expectativa de que o mercado será atingido por mais interrupções no fornecimento de fertilizantes e rações e pressões inflacionárias após a invasão da Ucrânia pela Rússia. O mau tempo na Nova Zelândia, nos EUA e na Austrália já havia combinado com a disparada dos preços do gás e interrupções na cadeia de suprimentos relacionadas à pandemia para pressionar os produtores de leite nos cinco maiores exportadores antes da guerra. A produção combinada de leite na Nova Zelândia – conhecida como a “Arábia Saudita do leite” porque controla 35% das exportações globais – UE, Austrália, EUA e Argentina caíram 1,7% em janeiro em comparação com o ano anterior, uma queda de acordo com o relatório da corretora de commodities StoneX.

A produção de leite para os cinco produtores caiu ano a ano, com Nova Zelândia e Austrália registrando declínios de mais de 6%. Após o início da guerra em 24 de fevereiro, os preços de produtos cruciais aumentaram ainda mais. A gordura do leite anidra, um produto lácteo essencial, atingiu um recorde de US$ 7.111 a tonelada em 15 de março, de acordo com o índice Global Dairy Trade, que monitora os preços dos lácteos da Nova Zelândia. O leite em pó integral, o produto mais negociado, atingiu a maior alta em oito anos este mês. A empresa neozelandesa Fonterra, maior exportadora de laticínios do mundo, disse na semana passada que estava pagando aos produtores 30% mais pelo leite do que há um ano e previu que o preço aumentaria ainda mais. “O conflito na Ucrânia aumentou um ambiente operacional já complexo da Covid-19, impactando as cadeias de suprimentos globais, o preço do petróleo e a oferta global de grãos”, disse o presidente-executivo da Fonterra, Miles Hurrell, quando a empresa divulgou resultados provisórios na quinta-feira.

Michael Harvey, analista do Rabobank, disse que, embora os processadores de laticínios e as empresas de alimentos estejam arcando com o peso dos custos, os consumidores provavelmente enfrentarão aumentos de preços. Ele acrescentou que a invasão da Ucrânia pela Rússia aumentaria os custos de produção de leite, já que ambos os países eram os principais exportadores de fertilizantes à base de nitrogênio e trigo, um alimento importante para o gado, juntamente com milho e soja. A Nova Zelândia e a UE respondem por cerca de 70% das exportações de leite, seguidas pelos EUA, Austrália, Brasil e Argentina. Craig Hough, diretor de política e estratégia da Australian Dairy Farmers, uma entidade comercial, disse que o aumento do custo da ração é um “grande problema” para os produtores de leite porque representa 70-80% dos custos.
Hough acrescentou que os produtores de leite australianos importaram a maior parte de seus fertilizantes da China. Mas a crise no fornecimento de gás após a guerra na Ucrânia e as restrições da pandemia na China, enquanto o país enfrenta um crescente surto de Covid, significava que era “difícil obter fertilizante e é muito caro”.

Fonte : Compre Rural

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top