Filhos de mães veganas ou vegetarianas tem déficit de vitamina B12

Filhos de mães veganas ou vegetarianas tem déficit de vitamina B12

16 de junho, 2020

Pesquisadores argentinos acabam de concluir um estudo sobre os impactos das dietas vegana e vegetariana no desenvolvimento de crianças e os resultados são bem alarmantes: bebês de mães com dietas restritivas de produtos de origem animal têm maior risco de apresentar graves comprometimentos neurológicos pela deficiência de Vitamina B12.

O estudo foi desenvolvido por médicos no Hospital Nacional de Pediatria de Buenos Aires, entre 2016 e 2018, com sete filhos de mães veganas ou vegetarianas. Todas as crianças avaliadas estavam com déficit de Vitamina B12 e apresentavam comprometimento neurológico grave, apneia, convulsões, apatia, desconexão e atraso maturacional.

Segundo os pesquisadores, os bebês eram previamente saudáveis e todos recebiam exclusivamente o leite materno. Nenhum deles foi alimentado com produtos de origem animal ou suplemento alimentar.

Vitamina B12: nutriente fundamental para o organismo humano

A deficiência de B12 é uma das complicações mais graves dos filhos de mulheres que adotam o veganismo sem supervisão. Esse nutriente desempenha um papel fundamental em nosso corpo e a baixa disponibilidade dele no organismo pode comprometer seriamente seu funcionamento. Entre os problemas causados por este déficit estão: perda de memória, depressão, fadiga, letargia, perda de apetite, anemia e convulsões. Também foram registrados casos de pacientes com comprometimento da coordenação motora e distúrbios neuropsiquiátricos irreversíveis, como demência.

Apesar de ser essencial para vários processos metabólicos, o corpo humano não consegue produzir Vitamina B12 - molécula sintetizada por bactérias presentes no rúmen dos bovinos. Assim, é necessário que a mesma faça parte de nossa dieta ou seja consumida na forma de suplementos.

A Vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal. Nos alimentos de origem vegetal somente se forem enriquecidos. Quem segue dieta restritiva de produtos de origem animal tem fontes limitadas de B12, já que algumas leguminosas possuem pequena quantidade do nutriente e são menos absorvidos pelo nosso organismo. 

Os lácteos são as principais fontes naturais de vitamina B12

A recomendação diária de consumo de Vitamina B12 é de 2,4 microgramas - quantidade encontrada em 3 copos de leite - mas, muitas pessoas consomem bem menos que isso. É o caso dos vegetarianos, especialmente dos veganos, já que as únicas fontes naturais de Vitamina B12 são os produtos de origem animal. No caso dos idosos, a deficiência parece estar relacionada à baixa absorção intestinal, que também afeta pessoas com doenças gastrointestinais ou submetidas a cirurgias no trato digestivo.

Vários estudos têm demonstrado que a Vitamina B12 proveniente de produtos lácteos é melhor absorvida que aquela derivada de outras fontes naturais, assim como das fontes sintéticas presentes nos suplementos. O segredo dessa maior biodisponibilidade parece estar em proteínas presentes nos lácteos que se aderem à Vitamina, facilitando sua absorção intestinal e chegada ao sistema circulatório. Uma vez na circulação sanguínea, a Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, é transportada para vários órgãos por uma proteína chamada de Transcobalamina.

Baixe o estudo completo feito na Argentina pelo link abaixo:

 

Fonte: Beba Mais Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top