EUA: Vaca Holandesa de 13 Anos estabelece novo recorde de produção de leite

EUA: Vaca Holandesa de 13 Anos estabelece novo recorde de produção de leite

01 de março, 2023

Há uma nova recordista para quantidade de leite produzido nos Estados Unidos: CHROME-VIEW CHARLES 3044, de propriedade da fazenda Mason's Chrome View em Nottingham, Pensilvânia.

Esta vaca Holandesa registrada, de 13 anos de idade, está em sua décima lactação e quebrou o recorde com uma produção vitalícia de 478.200 libras (216.908 kg) de leite, 14.447 libras (6.553 kg) de gordura e 12.576 libras (5.704 kg) de proteína e, ainda, continua aumentando estas marcas, de acordo com a Holstein USA (Associação Americana da Raça Holandesa).

“Como é típico das vacas leiteiras, ela prefere passar o tempo comendo, ruminando, sendo ordenhada ou descansando em uma de suas três baias favoritas”, comenta a gerente de rebanho da fazenda, Sarah Cady. “Ela protesta vocalmente contra seu período seco e fica notavelmente mais contente quando dá cria e retoma seu lugar no rebanho em lactação.”

Alan e Pamela Mason são proprietários e gerenciam, com seu filho Paul Mason, a fazenda Mason's Chrome View. Junto com seus funcionários, eles se concentram em fornecer o mais alto padrão de cuidado possível para seu rebanho de 500 vacas Holandesas registradas. “Não é uma ou duas coisas principais, mas sim a diligência em uma infinidade de pequenas coisas para o sucesso dela”, explica Paul.

De acordo com a Holstein USA, essa qauntidade monumental de produção de leite supera o recorde de 460.720 libras de leite, estabelecido pela vaca STONE-FRONT LEADER HILDA em 2020. Antes de HILDA, a vaca KOEPKE K0017229-1660 quebrou o recorde em 2003, com um total de leite vitalício de 458.616 libras. O recorde anterior havia sido estabelecido, em 1978, por BREEZEWOOD PATSY BAR PONTIAC com um total final de 425.769 libras.

A família Mason diz que sua recordista requer muito pouca atenção, além das práticas rotineiras de criação de animais. Agora em sua décima lactação, ela emprenhou normalmente em seu primeiro ou segundo serviço. A vaca também tem uma ótima conformação. “Sua constituição é a de uma clássica vaca Holandesa de tamanho médio, costelas abertas, excelente caráter leiteiro, pés e pernas notáveis e um úbere ainda firmemente aderido para uma vaca em sua décima lactação”, diz Cady. “Essas características, sem dúvida, contribuíram para sua longevidade.”

A impressionante vaca de produção foi classificada MB 88, aos quatro anos de idade, e é um animal "Elite Performer" da Holstein USA. Sua linhagem materna tem o prefixo “Chrome-View”, que remonta a um animal nascido em 1958. Ela é filha de CEE-WHIT SHOTTLE CHARLES-ET.

CHROME-VIEW CHARLES 3044 alimentou uma quantidade incrível de pessoas em sua vida. O seu recorde total de produção de leite vitalício de 478.200 libras é equivalente a:

  • 55.605 galões de leite;
  • 889.674 copos de leite;
  • 47.820 libras de queijo;
  • Queijo suficiente para 127.520 pizzas de doze polegadas;
  • 593.120 bolas de sorvete;
  • 22.557 libras de manteiga.

Sua produção total de leite, ao longo da vida, também alimentaria 10 pessoas por mais de 80 anos, se cada pessoa tivesse a necessidade diária de três porções de leite por dia. Considerando o preço médio do leite nas dez lactações de CHROME-VIEW CHARLES 3044 e a quantidade de leite que ela produziu, sua produção total tem um valor de US$ 92.402,50.

 

Fonte: Dairy Herd Management

Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite

Disponível em: https://www.dairyherd.com/news/dairy-production/13-year-old-registered-holstein-cow-claims-new-record-most-lifetime-milk

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top