Espanha: por que os produtores estão abatendo as vacas de leite?

Espanha: por que os produtores estão abatendo as vacas de leite?

30 de agosto, 2022

No último ano, o setor rural da Espanha está se afogando mais do que nunca. São tantos os problemas que eles têm que enfrentar, que já se acostumaram com a crise.

Há alguns dias, veio à tona um fato que reflete outra dificuldade: o abate de vacas leiteiras aumentou até 20% em algumas áreas da Espanha, no ano passado, e 10% em nível nacional. A principal razão é que o produtor considera mais lucrativo abater os animais, para vender sua carne, do que mantê-los produzindo leite com custos vertiginosos, mesmo que a oferta de laticínios seja colocada em risco.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Agricultura Espanhol, o número de bovinos (carne e leite) enviados ao frigorífico aumentou 10,10% em maio (último mês disponível) e 7,15% no acumulado de janeiro a maio. Em algumas áreas, como as Astúrias – onde a situação futura é bastante pessimista – o aumento do abate atingiu 20%.

O setor leiteiro está olhando para este problema com cautela: “A situação é crítica, mas por enquanto não é desesperadora”, explica Gaspar Anabitarte, gerente da União de Pecuaristas e Agricultores Montanheses (UGAM-COAG).

O problema eclodiu devido a um conjunto de dificuldades, as quais levaram os produtores a essa decisão "nada fácil": o aumento exorbitante dos preços, especialmente das forragens. Os altos custos de produção, principalmente devido ao preço da eletricidade e às secas, criaram o coquetel definitivo para dezenas de pecuaristas se verem na necessidade de abater parte de seus rebanhos.

O presidente da principal associação de produtores de leite da Espanha (Agaprol), Francisco Fernández, justificou o aumento do abate de vacas porque os produtores "estão com a lucratividade apertada e perdendo dinheiro em muitos casos". Diante desta situação, optam por "abater vacas, gerar liquidez e alimentar as restantes que produzem mais leite".

O representante da COAG, por sua vez, salientou que o abate das vacas – sobretudo das mais velhas, pois são as que têm menor valor de mercado e produzem menos leite – ajuda o produtor a ter menos animais para alimentar e assim reduzir custos. O benefício de mantê-las não compensa a despesa que eles têm que enfrentar, apesar de o preço do leite no varejo ser em torno de € 0,20 por litro, em média. Alguns produtores estão até aproveitando para aumentar a rentabilidade econômica vendendo carne, já que ela tem muito valor no mercado de catering.

Embora "haja uma tremenda incerteza em todo o setor", e a situação seja "crítica", Gaspar Anabitarte pede calma, porque são "adaptações" que o setor tem que fazer, de tempos em tempos, para enfrentar as crises que prejudicam o campo. “Enviamos [as vacas] para o abatedouro porque, pelas circunstâncias atuais, nos beneficia mais do que mantê-las . Além disso, agora a vaca está muito valorizada no mercado e podemos obter um certo retorno econômico com o abate", acrescenta ele.

Problemas no suprimento de leite

O ponto que todos concordam é que haverá problemas no suprimento de leite nos próximos meses. Os relatórios oficiais mostram que a produção de leite na Espanha começou a diminuir em março, quando registrou uma queda de 1,4% ao ano, e em junho essa queda foi de 2,7%.

Com a diminuição do número de vacas leiteiras, a produção de leite cairá consideravelmente e, portanto, o produto ficará muito mais limitado. "Haverá desabastecimento nos próximos meses, com certeza. Mas, novamente, peço calma. Nos supermercados 'normais', no dia a dia, a única coisa que as pessoas vão notar é que podem ter que esperar à tarde ou no dia seguinte, no máximo, para levar um pacote de leite. Mas, não vai ser nada dramático", ressalta Anabitarte.

Apesar de tudo, os especialistas estão otimistas e consideram que – nos próximos meses – o preço de venda do leite na origem poderá cobrir os custos de produção, o que acabaria com essa tendência de abate de mais gado. "São tendências de mercado às quais vamos nos adaptar. Passaremos alguns meses mal, mas espero que não vá mais longe", acrescenta o representante da COAG.

 

Fonte: Voz Populi

Traduzido e adaptado pela Equipe do Canal do Leite

Original disponível em: www.vozpopuli.com/economia_y_finanzas/paradoja-sector-lechero-ganaderos-estan-sacrificando-vacas-evitar-ruina.html

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top