Entidades do setor leiteiro repudiam as isenções para importação de queijo

Entidades do setor leiteiro repudiam as isenções para importação de queijo

30 de março, 2022

Representantes da cadeia produtiva do leite seguem em busca de reverter a decisão do governo federal que zerou a alíquota de importação para o queijo mussarela. Lideranças do setor afirmam que a medida não terá efeito para segurar inflação dos alimentos, mas pode trazer impactos negativos para os produtores, em um momento de grande dificuldade.

As recentes medidas tornam o cenário ainda mais instável para a cadeia nacional do leite, pois tendem a favorecer os queijos importados, prejudicando a produção interna. Várias entidades do setor – como Abraleite, Jersey Brasil, Gadolando, ACCB, entre outras – se manifestaram repudiando a isenção dos impostos sobre a importação do queijo.

Para Geraldo Borges, presidente da Abraleite, a decisão “não vai trazer o benefício que se deseja...que seria baixar a inflação dos alimentos." Segundo ele, o queijo mussarela tem uma participação de somente 0,54% no IPCA. "Então, é uma decisão que nós consideramos errada, tomada precipitadamente pelo Ministério da Economia.”

Geraldo ressalta que “o setor leiteiro nacional...é o maior setor produtivo do país, com 1 milhão e 200 mil propriedades produtoras de leite e milhões de postos de emprego, no campo e nas cidades.”

A Jersey Brasil, por sua vez publicou uma nota de repudio hoje, assinada por seu presidente Nelci Mainardes. Segundo a nota, a associação está preocupada com perspectivas para a pecuária leiteira nacional e com os impactos da medida do governo sobre os produtores de leite.

“Lembramos que a pecuária leiteira nacional vem enfrentando sérias dificuldades de sustentabilidade, decorrentes do processo inflacionário que assola os produtos agrícolas, insumos utilizados na alimentação, medicamentos, combustíveis e demais itens empregados na atividade, sem a correspondente correção dos preços do leite”, salienta Nelci.

Leia a nota da Jersey Brasil na íntegra:

 

Foto da capa: Nelci Mainardes - presidente da Jersey Brasil

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top