Enfraquecimento da economia da China significa problemas para o setor de laticínios

Enfraquecimento da economia da China significa problemas para o setor de laticínios

28 de julho, 2023

A economia da China desacelerou significativamente, o que não é um bom presságio para os preços globais de lácteos. O PIB do segundo trimestre do país cresceu 6,3%, em relação ao mesmo trimestre de 2022, menos do que os analistas esperavam. O número foi decepcionante – considerando que o PIB do segundo trimestre do ano passado cresceu apenas 0,4%, que foi a segunda menor taxa de crescimento nos últimos 10 anos – de acordo com Betty Bering, analista do Daily Dairy Report. A leitura mais baixa do PIB ocorreu em 2020, durante o auge da pandemia. Se o PIB desacelerar muito mais, o país pode perder sua meta de PIB de 5% para 2023, que já é considerada modesta, disse ela.

“A China tem importado menos produtos lácteos, em parte causa da sua economia vacilante”, disse Bering. “A demanda por lácteos no país diminuiu, apesar dos esforços do governo chinês para tentar reiniciar sua economia após os severos bloqueios do Covid-19. Embora a economia chinesa tenha começado a se recuperar em dezembro de 2022, quando os controles da era pandêmica foram suspensos, ela enfraqueceu nos últimos meses. Outros dados econômicos também sugerem que problemas estão se formando na China e a redução da demanda por lácteos pode moderar os preços globais de lácteos por algum tempo.”

As exportações chinesas também diminuíram. Em relação ao ano anterior, elas caíram 12,4% em junho, após queda de 7,5% em maio. A crise imobiliária do país também persiste. A CNN observou que, no início de julho, a China estendeu as medidas implementadas em 2022 para estimular o setor imobiliário, que representa 30% do PIB do país. Segundo o New York Times, na cidade de Nanchang, quase 20% das residências estão vagas, a maior taxa de vacância entre 28 cidades chinesas de grande e médio porte.

Olhando para as importações chinesas de lácteos, as compras de leite em pó integral (LPI) aumentaram 37,6% em junho, em comparação com o ano anterior, para quase 105,6 milhões de libras. Após um primeiro trimestre sombrio para as importações de LPI, o aumento significativo de junho marcou o segundo mês consecutivo de crescimento em comparação com o ano anterior, disse Berning. No entanto, no acumulado do ano até junho, as importações de LPI da China – de 610 milhões de libras – perderam para o mesmo período em 2022 em impressionantes 45%, ou quase 500 milhões de libras.

 “Com uma participação de mercado de 90%, a Nova Zelândia suportou o peso do declínio nas importações de LPI e a morna demanda chinesa foi citada como uma razão crítica para os baixos preços do leite nas temporadas 2022-23 e 2023-24”, observou Berning.

As importações chinesas de leite UHT caíram todos os meses deste ano, em relação aos mesmos meses do ano anterior. As importações de leite UHT caíram mais de 17% em junho. As importações de leite em pó desnatado (LPD) da China têm resistido melhor do que o leite LPI e UHT. Até junho, as importações acumuladas no ano – de 460,4 milhões de libras – aumentaram quase 21% em relação ao ano passado. Em junho, as importações de LPD da China – de 63,6 milhões de libras – subiram 20% acima de junho de 2022, mas ficaram aquém das importações de junho de 2021 de 75,5 milhões de libras.

Olhando um pouco mais a longo prazo, Berning disse que a população da China pode ter atingido um ponto crítico, com a taxa de natalidade caindo e as taxas de mortalidade aumentando gradualmente à medida que a população envelhece. Embora a China continue a ser um grande mercado para produtos lácteos, sua importância pode diminuir, principalmente se o país continuar investindo dinheiro em sua própria indústria de lácteos, acrescentou ela.

 

Fonte: Dairy Herd Management

Disponível em: www.dairyherd.com/markets/milk-prices/chinas-weakening-economy-spells-trouble-dairy

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top