Embrapa: Inflação de custos na produção de leite em dezembro foi de 1,9%

Embrapa: Inflação de custos na produção de leite em dezembro foi de 1,9%

11 de janeiro, 2024

O mês de dezembro trouxe uma forte elevação no custo de produção de leite (1,9%), resultante do aumento nos custos da alimentação dos animais, o item que tem o maior peso no cálculo do ICPLeite/Embrapa. Desde setembro, os custos de produção estão crescendo a cada mês, com inflação acumulada de 3,8% somente neste último quadrimestre do ano de 2023.

Todavia, o acumulado do ano de 2023 ainda segue negativo. O custo de produção de leite em dezembro de 2023 foi menor em -0,9% do que em dezembro de 2022. No período de doze meses, houve uma variação acumulada negativa também nos preços das rações, minerais e produção de volumosos na propriedade.

A forte inflação de Dezembro

No mês de dezembro o grupo “Concentrado” apresentou variação de custos de 5,6%, resultante da variação positiva dos preços de grãos. Milho, soja, trigo e algodão apresentaram crescimento de preços. O grupo “Volumosos” também registrou crescimento, ainda que de 0,2%.

Quatro grupos apresentaram deflação no mês, com destaque para o grupo “Minerais” (-10,4%). Além da redução do preço de commodities e matérias-primas no mercado internacional, contribuiu para este resultado a queda da taxa de câmbio, uma variável importante na formação de preços deste grupo. Os preços do grupo “Qualidade do leite” caíram 1,4% e os grupos “Sanidade e reprodução” e “Energia e combustível” registraram variação negativa de -0,2%, Não houve variação no custo da "Mão de obra" neste mês. Estes dados são apresentados no Gráfico 1.

Ao longo dos doze meses de 2023, o ICPLeite/Embrapa acumulou uma deflação nos custos de produção de -0,9%. Apesar da forte elevação nos custos de produção de commodities internacionais nos primeiros meses do ano, ainda em função do conflito Rússia/Ucrânia (iniciado em 2022) - na medida em que o ambiente de incerteza foi reduzindo, com o avançar dos meses - os preços internacionais foram registrando quedas contínuas, impactando o custo de produção agrícola em geral e em especial o da produção de leite.

Contribuíram para queda nos custos de produção em 2023 os três grupos que representam a alimentação do rebanho. O grupo “Minerais” teve variação anual de -22,0%, seguido à variação acumulada pelo grupo “Volumosos” (-11,7%), enquanto o grupo “Concentrado” registrou -1,4%.

Em sentido contrário, quatro grupos puxaram a inflação para cima, com destaque para os grupos “Energia e combustível” e “Qualidade do leite” que, respectivamente, acumularam 19,8% e 12,2%. O grupo “Mão de obra” acumulou variação anual de preços de 11,3%, enquanto que o grupo “Sanidade e reprodução” teve variação de 3,2%. Os dados constam do Gráfico 2.

Em 2023 o comportamento dos preços dos insumos continuou trazendo muita intranquilidade para os produtores de leite. O ano se iniciou com os reflexos dos reajustes do salário mínimo, que ocorreram em janeiro e depois em março, além dos preços elevados dos insumos importados, como fertilizantes e matéria-prima para defensivos e minerais, que subiram de preços em curto espaço de tempo. Também os grãos iniciaram o ano com preços elevados.

Mas, a partir de março os custos iniciam uma trajetória de queda, iniciando uma trajetória de crescimento novamente a partir de julho, com aceleração a partir de novembro, conforme mostrado no Gráfico 3.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top