EMBRAPA: Custos de produção do leite subiram 0,4% em abril

EMBRAPA: Custos de produção do leite subiram 0,4% em abril

13 de maio, 2022

Após três meses com registros de inflação recordes no custo de produção de leite, o mês de abriu registrou desaceleração do crescimento dos preços dos insumos e serviços e atingiu a menor variação do ano (0,4%), com impactos de retração nas taxas acumuladas ao longo deste ano e nos últimos doze meses. A queda no preço da ração foi decisiva para este resultado. Oferecer alimentação verde aos animais continua com inflação ascendente.

Preços de insumos e serviços cresceram mais lentamente

Os conflitos na Ucrânia ainda repercutem no custo de produção de leite brasileiro. Mas, em abril, a taxa de inflação desacelerou e o ICPLeite/Embrapa atingiu 0,4%. Vale lembrar que em março este Índice foi de 2,7%. O grupo "Minerais" registrou um crescimento de 5,9%, em função de componentes importados, que ainda chegaram ao mercado com preços ascendentes. Também, o grupo "Volumosos" voltou a apresentar crescimento de preços por conta da variação positiva de diferentes adubos, o que levou o grupo a atingir crescimento de custos de 3,8% no mês. O grupo “Sanidade e Reprodução” teve variação de 1,9%, percentual puxado por elevação de preços do subgrupo "Medicamentos". Já, o grupo “Energia e Combustível” continuou mantendo a trajetória altista, com variação de 1,4%. O grupo "Mão-de-obra" não registrou variação, enquanto que “Qualidade do Leite” apresentou queda de -1,1%. A menor taxa de variação do mês foi registrada com a queda de preços do subgrupo "Rações", o que fez os preços do grupo "Concentrado" retrair os preços em -1,8% (Gráfico 1).

 

O primeiro quadrimestre do ano fechou com o ICPLeite/Embrapa acumulando uma inflação de custos de 6,7%, puxada por três grupos de despesas. O grupo “Minerais” atingiu o patamar de 12,7%, seguido de perto pelos grupos “Mão de Obra” e “Volumosos” que apresentaram, respectivamente, 10,6% e 9,7%. O grupo “Concentrado”, que vinha apresentando comportamento altista, contribuiu para a redução da inflação de custos na atividade neste quadrimestre, sob impacto da queda de preços da ração, juntamente com os demais grupos (Gráfico 2).

 

Numa comparação com abril/2021, o ICPLeite/Embrapa registrou crescimento de 22,2%. Neste período de doze meses, o custo da alimentação verde, representado pelo grupo “Volumosos”, cresceu 59,9%, seguido de perto pelo grupo “Minerais”, com 51,7% de variação acumulada. Estes grupos foram os principais responsáveis pela elevada inflação acumulada em doze meses (Gráfico 3).

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top