EMBRAPA: A variação do custo de produção do leite foi de 1,82% em agosto

EMBRAPA: A variação do custo de produção do leite foi de 1,82% em agosto

16 de setembro, 2021

Em agosto, o custo de produzir leite voltou a subir com intensidade, variando 1,82%, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite, calculado pela Embrapa Gado de Leite. A maior variação ocorreu no grupo "Energia e combustíveis", com inflação de 7,55% motivada pelo reajuste nos preços dos combustíveis e da energia elétrica. Com variações maiores que a do indicador, os grupos "Sal mineral", "Produção e compra de volumosos" e "Alimentação concentrada", variaram respectivamente 4,89%, 3,06% e 2,67%. Após um mês de refresco, este último grupo voltou a apresentar inflação, devido aos preços dos grãos que valorizaram com as perdas da safra de inverno. O grupo "Sanidade" apresentou ajuste de 014%, sendo o último a apresentar variação positiva. "Reprodução" não sofreu alteração e os grupos "Qualidade do leite" e "Mão de obra" apresetaram deflação respectivamente de -0,33% e -2,58%. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

O segundo quadrimestre de 2021 acumulou alta de 18,37%. As maiores variações acumuladas continuaram a ser encontradas nos grupos referentes à alimentação e suplementação do rebanho e permanece na mesma ordem. Em primeiro lugar, o grupo "Produção e compra de volumosos" acumulou 41,71%; em segundo, o grupo "Sal mineral", 24,39% e, em terceiro, o grupo "Alimentação concentrada", acumulando 16,85%. A variação acumulada dos grupos "Energia e combustível" e "Qualidade do leite" também ficaram acima de duas casas decimais, apresentando 15,60% e 12,62%, respectivamente. Os dados encontram-se na Tabela 2.

A variação acumulada do ICPLeite/Embrapa em doze meses foi de 39,72%, reduzindo em relação à verificada no mês anterior. Neste período, as maiores variações também foram encontradas nos grupos de alimentação e suplementação animal. O grupo "Alimentação concentrada", voltou a subir e manteve a liderança da inflação, apresentando acumulado de 64,77%. O acumulado do grupo "Produção e compra de volumosos" foi 58,21%. Estes dois grupos apresentaram variação superior à do índice. A inflação acumulada do grupo "Sal mineral" foi de 28,00%. Os dados encontram-se na Tabela 3.

 

Fonte: CILeite – Centro de Inteligência do Leite / Embrapa

Disponível em: https://www.cileite.com.br/sites/default/files/ICPLeite_Agosto_2021.pdf

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top