2º Dia de Campo  - Gir das Colinas

2º Dia de Campo - Gir das Colinas

22 de setembro, 2022

O Girovale – Núcleo de Criadores de Girolando que engloba o Vale do Paraíba, o Sul de Minas Gerais e o Sul do Rio de Janeiro – promoveu o 2º Dia de Campo Gir das Colinas. O evento foi realizado na propriedade dos criadores Bruno Knoop e Elielton Grandchamp, em Pindamonhangaba (SP), no dia 27/08/22.

Bruno Knoop relata que, este ano, o evento teve um enfoque mais técnico, com a realização de palestras para os criadores que gostam das raças Gir e Girolando. Segundo ele, apesar de o Vale do Paraíba ter uma localização privilegiada (entre Rio e São Paulo), a região ficou meio carente de eventos do agro, principalmente voltados ao leite. Neste particular, o Girovale acabou ganhando proeminência por fomentar a raça Girolando e ajudar os produtores – pequenos e médios, principalmente – dessa importante bacia leiteira no estado de São Paulo.

Para a presidente do Girovale, Alessandra Merrichelli, o núcleo vem desenvolvendo um projeto de fomento e divulgação para inserir o pequeno criador em eventos que, normalmente, apenas os grandes conseguiam fazer. Segundo ela, o 2º Dia de Campo Gir das Colinas teve mais de 200 participantes, sendo a maioria de pequenos criadores. Isto mostra que o “projeto do Girovale está se consolidando e dando grandes resultados!”

O evento contou com a presença do vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Eugenio Deliberato Filho. Ele, aliás, sempre esteve presente na região, apoiando os criadores e ajudando a desenvolver a pecuária de leite. Eugenio diz que o evento foi especial, pois que ele pode ver novamente a qualidade dos animais produzidos na fazenda e o trabalho fantástico que seus os proprietários realizam.

Ele exalta, também, o trabalho realizado pelo Girovale e afirma que é uma grande alegria se poder prestigiar o evento. “Com toda sinceridade e um pouco de humildade, fui um dos fundadores do Girovale aqui na região, e eu me encho de orgulho de ver hoje esse fruto estar tão grande aqui na nossa região, com tanta gente participando, ver gente entrando no núcleo para participar da raça”, ressalta. “Tenho certeza que depois de um evento como esse, outros virão e mais forte ficará a raça aqui na nossa região!”

Tamanho não importa, mas eficiência sim

Uma propriedade de leite pode, e deve, ser eficiente. Tamanho não é o principal, uma pequena propriedade pode ser tão boa quanto outras maiores e pode trabalhar com genética de ponta, com gestão de qualidade e se tornar modelo de referência.

Conforme o Dr. Rodrigo Marins, que também esteve no evento, os proprietários da fazenda estão mostrando que qualquer criador pode fazer um trabalho importante, investindo em genética e trabalhando com qualidade dentro do Girolando. “Apesar de não ter um volume muito grande de animais, a fazenda tem um rebanho fora de série”, afirma ele.

Para Leidiane Batista, do Leite em Foco, o Bruno e o Elielton estão fizeram algo admirável, abrindo as porteiras da fazenda para outros criadores verem o trabalho que eles realizam. Eles comprovaram que qualquer propriedade pode ser eficiente se buscar informações e aplicar técnicas adequadas de gestão na produção de leite. Sem grandes investimentos, mas sendo eficiente no gerenciamento da propriedade!

 

Confira a matéria completa:

2º Dia de Campo Gir das Colinas

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top