Depois de altas consecutivas, preços do leite sinalizam queda

Depois de altas consecutivas, preços do leite sinalizam queda

22 de junho, 2023

O comportamento dos preços do leite cru segue atípico em 2023. Com uma safra pouco expressiva, em função da oferta limitada, as cotações registraram alta no primeiro bimestre; no segundo bimestre, o avanço da entressafra intensificou o movimento de valorização.

Assim, no acumulado do ano, os preços do leite cru subiram 11,8%, atingindo R$ 2,8961/litro na “Média Brasil” líquida em abril. Este valor é 9,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais (deflacionados pelo IPCA de abril/23). Contudo, a tendência altista deve se encerrar no terceiro bimestre, o que é algo bastante incomum para o setor, uma vez que – historicamente – esse período é caracterizado pela elevação das cotações em decorrência da queda sazonal da produção.

Ainda que a produção nacional seja limitada pelo inverno seco no Sudeste e no Centro-Oeste, nesta época do ano, os preços não devem seguir em alta em maio, sobretudo devido ao aumento da oferta de lácteos importados e ao enfraquecido consumo doméstico. O Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) aponta para possíveis reduções (em torno de 5%) no preço do leite ao produtor em maio.

Nesse contexto, o aumento das importações de lácteos é um fator importante, porque além de o volume estar superior ao de anos anteriores, os preços negociados seguem mais competitivos em relação aos nacionais. Isto pressiona as cotações domésticas ao longo de toda a cadeia.

Dados da Secex mostram que, em maio, as importações somaram mais de 208,8 litros em equivalente leite, altas de 42% frente a abril e de 219% em relação a maio/22. Entre janeiro e maio deste ano, as compras realizadas estão três vezes maiores que as registradas no mesmo período do ano passado. Esta quantidade representa aproximadamente 9,1% da captação formal de leite cru, tendo como base os dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE de 2022. Vale destacar que, no mesmo período do passado, as importações representaram apenas 2,9% da captação nacional.

Com o aumento da disponibilidade interna de lácteos e o consumo ainda fragilizado, já era possível observar – depois da segunda quinzena de abril – queda nos preços do leite spot e dos derivados lácteos. Em Minas Gerais, a média mensal do leite spot recuou 16,6% em maio, chegando a R$ 2,78/litro. Conforme o CEPEA, as cotações médias do UHT, da muçarela e do leite em pó fracionado caíram 3,8%, 0,6% e 3,7%, respectivamente, no atacado paulista em maio.

Além disso, é preciso ressaltar que os preços de outras commodities também têm caído, o que impacta nos custos de produção do leite. Em maio, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira caiu 2,3% na “Média Brasil”, influenciado pela retração nos preços do concentrado. Com isso, a relação de troca tem estado mais favorável ao produtor: em maio, foram necessários 25,8 litros de leite para a compra de uma saca de milho, uma melhora de 14,4% no poder de compra entre abril e maio e de 25,9% frente ao mesmo período do ano passado. Nesse contexto, há maiores incentivos para investimentos na produção, o que pode sustentar a oferta no segundo semestre.

 

 

 

Fonte: CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada 

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top