Custo de produção de leite variou 1,87% em março

Custo de produção de leite variou 1,87% em março

18 de abril, 2021

Em março, a variação do custo de produção de leite foi 1,87%, de acordo com o Índice de Custos de Produção de Leite (ICPLeite), calculado pela Embrapa Gado de Leite.

O grupo “Alimentação concentrada” foi o único que apresentou deflação, caindo 0,47%, puxado pela acomodação de preços do farelo de soja e do fubá de milho, em algumas praças. Já, a maior variação foi encontrada no grupo “Produção e compra de volumosos”, que subiu 7,90%, impulsionado pelos reajustes nos preços dos combustíveis, levando – ainda – o grupo “Energia e combustível” a apresentar a segunda maior alta (3,08%). As outras variações positivas foram em “Qualidade do leite” (1,43%), cujo preço do sanitizante continua subindo, “Sanidade” (0,56%) e “Sal mineral” (0,03%). Os grupos “Mão de obra” e “Reprodução” não sofreram alterações. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

No primeiro trimestre de 2021, o ICPLeite/Embrapa acumulou alta de 8,03%. Com as recentes altas dos combustíveis e o câmbio desvalorizado, o custo do grupo “Produção e compra de volumosos” acumulou a maior variação (16,69%). “Qualidade do leite” acumula 12,23%, ainda refletindo o aumento da demanda por produtos de limpeza. O acumulado da “Alimentação concentrada” cedeu em relação à verificada no mês anterior, apresentando 6,10%. Os dados encontram-se na Tabela 2.

A inflação acumulada em doze meses foi 31,17%, segundo o ICPLeite/Embrapa. Os dois grupos que tratam da alimentação do rebanho – “Alimentação concentrada” e “Produção e compra de volumosos” – apresentaram as maiores contribuições, seguidos pelo grupo “Qualidade do leite” e “Energia e combustível”. Todos os grupos acumularam variações positivas. Os dados encontram-se na Tabela 3.

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite) - Embrapa

 

A evolução da Raça Jersey com base no melhoramento genético - TV Jersey PROGRAMA #42

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top