Custo de produção de leite tem queda de -1,4% em abril

Custo de produção de leite tem queda de -1,4% em abril

13 de maio, 2023

Após uma ligeira elevação em março, o custo de produção de leite teve forte queda no mês de abril. O ICPLeite/Embrapa do primeiro quadrimestre deste ano fechou com uma ligeira deflação de -0,1%. Mas, em uma comparação de doze meses, a deflação foi forte e atingiu -5,3%.

Custo da ração impactou a deflação de custos em abril

O custo do grupo “Concentrado” registrou expressiva queda de -4,3%, puxado pela baixa do custo de aquisição de ração concentrada, fubá e farelos de soja e algodão. Dado o alto peso relativo deste grupo na estrutura do custo de produção, o impacto final foi de retração no custo de aquisição de produtos e serviços nas propriedades leiteiras. Em menor volume, também ocorreu queda nos grupos “Minerais” (-0,6%) e “Energia e combustível” (-0,1%), dada a queda do preço da gasolina e óleo diesel nos postos, que tinha registrado majoração no mês anterior.

Em sentido contrário, o grupo “Qualidade do leite” registrou elevação de custos expressivos (3,4%), mas insuficiente para impactar os custos, pois o seu peso relativo é restrito no cálculo do ICPLeite/Embrapa. Também os grupos “Sanidade e reprodução” e “Volumosos” tiveram elevações de custos de -0,8% e -0,6%, respectivamente. Embora de menor variação, o grupo “Mão de obra” também registrou variação positiva, de 0,4% no mês. Os dados constam do Gráfico 1.

O primeiro quadrimestre do ano fechou com uma queda acumulada restrita do ICPLeite/embrapa, de -0,1%. Houve retração nos custos com o grupo “Volumosos”, que caiu -14,5%, seguido de Energia e combustível, com queda de -12,5% e "Concentrado", com variação de -6.1%.

Os custos do grupo “Qualidade do leite” subiram 33,5%, no acumulado de quatro meses, seguido pelo grupo “Mão de obra”, que acumulou 30,9% de alta. Portanto, elevações percentuais expressivas para um período de apenas três meses. Dois outros grupos também registraram elevação de custos: “Minerais” e “Sanidade e reprodução”. Mas, com variação acumulada restrita, de 2,9% e 1,0%, respectivamente. Os dados constam do Gráfico 2.

Em doze meses, o ICPLeite acumulou uma variação de -5,3%. Após a forte elevação dos custos de produção ocorrida em março de 2022, quando o impacto da guerra da Ucrânia chegou até às fazendas de leite, houve reversão de expectativas, levando a quedas mensais sucessivas do ICPLeite/Embrapa. Volumosos (-22,1%), Energia e combustível (-14,7%) e Concentrado (-9,9%) e Minerais (-7,1%) foram os grupos responsáveis pela deflação. Outros três grupos apresentaram variação positiva de preços: “Qualidade do leite” (34,6%). “Mão de obra” (18,4%) e “Sanidade e reprodução” (9,8%). Os dados são apresentados no Gráfico 3.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top