Conseleite-RS projeta queda de 14,80% no preço do leite ao produtor em agosto

Conseleite-RS projeta queda de 14,80% no preço do leite ao produtor em agosto

28 de agosto, 2022

O valor de referência do leite projetado para agosto no Rio Grande do Sul, a ser pago ao produtor em setembro, é de R$ 2,8157 o litro. O indicador, divulgado nesta terça-feira (23) pelo Conseleite-RS, representa uma redução de 14,80% em relação ao consolidado do mês de julho (R$ 3,3049).

Segundo o coordenador do Conseleite e vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, a queda do valor preocupa o setor por expor, mais uma vez, a instabilidade que vive a cadeia láctea, com preços são altamente voláteis.

“Essa projeção sempre é feita com base nos primeiros dez dias do mês”, esclarece Zanetti. Segundo o coordenador do Conseleite, se houver mudança no cenário nos últimos 20 dias de agosto pode ocorrer alguma alteração na média dos valores.

Porém, não há otimista quanto a essa possibilidade. Isso porque a proximidade do início da safra de leite, a maior captação da matéria-prima, o aumento das importações, principalmente do Uruguai e da Argentina, e a retração no consumo devem elevar a oferta do produto.

Zanetti lamenta que a projeção de queda do preço do leite ocorre justamente num momento em que o produtor estava conseguindo “respirar”, ou seja, ter algum equilíbrio na atividade para fazer frente aos custos.

“Agora que o produtor estava conseguindo se recuperar [dos prejuízos dos últimos anos, provocados pelos altos custos de produção, secas no RS e pandemia de convid-19]”, diz. “Assim não dá para o produtor se planejar, ainda mais que os custos continuam altos.”

O coordenador de Conseleite pontua também que a desvalorização da matéria-prima é a principal causa do abandono do setor no estado. Nos últimos seis anos, observa Zanetti, 44 mil famílias de produtores desistiram da pecuária de leite no RS.

Expointer

A reunião do colegiado contou com a participação do secretário de Agricultura, Domingos Antonio Velho Lopes, que conclamou o setor a se unir “por uma grande Expointer”. A exposição está sendo realizada, de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

“Queremos o apoio das entidades pelo desenvolvimento do setor. Temos buscado caminhos para solucionar nossas problemáticas e, a cada mês, temos aplicado mais velocidade nesse entendimento”, afirmou.

 

Fonte: Agro em Dia

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top