Pesquisa mostra a melhor maneira de alimentar os bezerros jovens

Pesquisa mostra a melhor maneira de alimentar os bezerros jovens

24 de maio, 2019

A forma como o produtor de leite alimenta seus bezerros é muito importante. O produtor pode utilizar o melhor sucedâneo existente no mercado, mas se o mesmo for fornecido de uma maneira não natural aos bezerros, estes não irão realmente tirar proveito de todos os seus nutrientes.

Embora haja muita informação sobre nutrição, há pouca sobre o processo de digestão nos bezerros. Assim, em 2014, uma empresa da Nova Zelândia contratou uma equipe de pesquisa independente para realizar estudos sobre os efeitos da alimentação controlada, comparada à alimentação rápida em animais jovens.

O projeto de pesquisa foi pioneiro no assunto. A equipe do projeto trabalhou com 60 bezerros de uma mesma fazenda, dividindo-os em grupos de dez. Três grupos foram alimentados com um balde de fluxo controlado denominado “Milk Bar” e os outros três grupos foram alimentados com baldes de fluxo rápido, do tipo que são geralmente usados pelos produtores de leite. Os resultados foram tão expressivos que a pesquisa acabou sendo publicada no Jornal de Nutição Animal Aplicada (Journal of Applied Animal Nutrition).

Resultados da pesquisa

Os bezerros alimentados com o sistema "Milk Bar" tiveram uma melhor absorção da lactose. A análise de digestibilidade mostrou diferenças significativas na coagulação do leite e na absorção da lactose em bezerros de 14 dias de idade.

A lactose é um açúcar e a fonte de energia ideal para a multiplicação das bactérias. Os bezerros alimentados com o sistema "Milk Bar" apresentaram muito pouca presença de lactose no intestino (pois houve uma absorção maior pelo absomaso), já os bezerros alimentados com bales de fluxo rápido (com a válvula interna) apresentaram níveis bastante altos de lactose presentes no intestino e, desta forma, maior risco de desenvolver diarreia. 

Outro vantagem do uso do sistema "Milk Bar" é a redução significativa da mamada cruzada (uma bezerra mamando na outra), a qual danifica o desenvolvimento do teto e do úbere das bezerras. O úbere é a parte mais importante de uma vaca de leite e danos iniciais podem ter efeitos duradouros que podem prejudicar bastante seu potencial produtivo.

Além disto, os bezerros alimentos com o sistema "Milk Bar" tiveram maior ganho de peso, o que pode levar a um desmame precoce, com redução de custos. Bezerras mais pesadas, produtivas e com melhor bem estar.

Segundo Juliana Rodrigues, supervisora da empresa MIlk Bar Latina, "o Milk Bar é o único balde alimentador de bezerros no Brasil que promove a mamada lenta. O bico deste balde é feito no formato do teto da vaca. Isto promove um grande bem estar, pois a mamada acontece como se a bezerra estivesse mamando no pé da vaca"

Ela explica, também, que com o uso do sistema a bezerra saliva bastante. E esta salivação é muito importante para a digestão da lactose e dos sólidos do leite dentro do abomaso da bezerra. Então, além de evitar problemas sanitários, a salivação ajuda na degradação da lactose.

"Como esse processo é mais eficiente - porque o leite cai lentamente e as enzimas da saliva ajudam - a bezerra aproveita melhor esse leite, consequentemente ela ganha mais peso, se desenvolve melhor e fica com o pelo mais bonito".

Segundo ela, outra vantagem do sistema é que - como os bezerros aproveitam melhor os nutrientes na absorção - acaba não ficando nutrientes disponíveis para as bactérias e outros micro organismos. "Então, há uma redução de mais de 90% nos casos de diarréia nutricional nas bezerras, através do uso desse alimentador".

Por fim, o sistema tem uma grande facilidade. "Você pode observar nas imagens feitas pela produtora Sônia Giebelmeier - de Chapecó (SC) - que ele foi feito para você colocar o leite e ir fazer outra coisa. Deixar a bezerra mamar tranquilamente. Até porque ela vai demorar mais. Ela vai levar no mínimo uns 6 minutos para se alimentar. Então, este alimentar foi feito de tal forma que você não tenha que ficar esperando ela se alimentar".

É importante ressaltar o depoimento (ver o vídeo abaixo) da própria produtora de Santa Catarina - que usa o Milk Bar para alimentar suas bezerras - mostrando a grande satisfação com o produto.

 

Milk Bar - o único balde alimentador de bezerros que promove a mamada lenta.

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top