CNA discute criação de um seguro para a pecuária de leite

CNA discute criação de um seguro para a pecuária de leite

29 de março, 2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informa que participou, no dia 28/03, de uma reunião com o Ministério da Agricultura (MAPA) e representantes de seguradoras para discutir a criação de novos produtos de seguro rural com cobertura para a pecuária de leite.

Thiago Rodrigues, assessor técnico da CNA, esteve na reunião, que foi realizada no Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros, em São Paulo. Ele falou sobre a importância do gerenciamento de riscos na atividade e sobre a necessidade de se criar novos produtos, que possam garantir ao produtor de leite melhores perspectivas quanto à obtenção de receitas (seguro de faturamento). “O setor precisa de modelos que ofereçam a possibilidade do produtor projetar situações que lhe garantam um retorno mínimo quanto à utilização de pastagens e o gasto com ração”, explicou.

O diretor de Gestão de Risco do MAPA, Pedro Loyola, destacou o interesse do governo em subvencionar novas operações para a mitigação de risco no meio rural. “Existe a necessidade de levar ao produtor as atuais possibilidades de seguros que na maioria das vezes não são adotados por mero desconhecimento”.

Segundo Joaquim Neto, gerente de agronegócio na Tokio Marine Seguradora e presidente da Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais, as seguradoras estão motivadas com os novos direcionamentos que o Ministério vem dando ao seguro rural. “O potencial de crescimento desse segmento é grande, então é fundamental manter o diálogo com o setor para identificar necessidades e melhorias a serem desenvolvidas”.

De acordo com Thiago Rodrigues, a CNA vai trabalhar em conjunto com o MAPA, identificando as seguradoras interessadas na construção de um produto específico para a pecuária leiteira e a partir daí fomentar algo alinhado com a demanda do setor produtivo.

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top