Cientistas dizem que o leite é a bebida mais hidratante

Cientistas dizem que o leite é a bebida mais hidratante

13 de maio, 2023

Um estudo da Universidade de St. Andrews (Escócia), de 2015, analisou várias bebidas para descobrir exatamente qual é a mais hidratante e quais nós, os humanos, devemos ignorar completamente ao tentar saciar nossa sede.

Embora a equipe tenha descoberto que a água (com ou sem gás) é ótima para a hidratação das pessoas, eles também descobriram que faltam alguns ingredientes-chave para realmente fazer a água funcionar de maneira eficiente no corpo humano. Na água pura, falta um toque de gordura, sal e açúcar.

Como Ronald Maughan – professor da Escola de Medicina de St. Andrews e autor do estudo – explicou à CNN, a razão pela qual a água não é a bebida mais eficaz se deve à maneira como nossos corpos digerem as bebidas. Ele explicou que, quando bebemos água, ela sai quase imediatamente do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea. Muitas vezes, acabamos urinando o líquido de acesso.

“Se você está bebendo água e, em duas horas, sua produção de urina é muito alta e [sua urina] é clara, isso significa que a água não está permanecendo bem”, David Nieman professor de saúde pública na Appalachian State University e diretor do Laboratório de Desempenho Humano no Campus de Pesquisa da Carolina do Norte disse à TIME sobre um estudo anterior de hidratação. “Não há virtude nesse tipo de consumo.”

No entanto, outras bebidas são absorvidas mais lentamente graças ao seu conteúdo nutricional. E é aí que entra o leite. De acordo com a equipe, o teor de gordura, proteína, sal e açúcar do leite ajuda a cobrir o estômago quando uma pessoa o bebe. Isso permite que a água seja absorvida em um ritmo mais lento, mantendo as pessoas hidratadas por mais tempo.

“Este estudo nos diz muito do que já sabíamos: eletrólitos – como sódio e potássio – contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias nas bebidas resultam em esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, liberação mais lenta da micção”, também relatou a nutricionista Melissa Majumdar.

No total, a equipe conseguiu ranquear 13 bebidas diferentes depois de rastrear a produção de urina de 72 voluntários saudáveis e fisicamente ativos, do sexo masculino, com idades entre 18 e 35 anos. Leite desnatado veio primeiro, seguido por bebidas de “reidratação oral” como Pedialyte. Em seguida, veio leite integral, suco de laranja, refrigerante, refrigerante diet, chá frio, chá, isotônicos, água sem gás, água com gás, cerveja e, finalmente, café.

 

Fonte: CNN

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top