China e Rússia criam a maior fazenda de leite do mundo

China e Rússia criam a maior fazenda de leite do mundo

27 de fevereiro, 2022

A tensão entre Rússia e União Europeia não é algo recente, da mesma forma que a relação da Rússia com a China. Neste contexto, os asiáticos investiram na construção da maior fazenda de leite do mundo, a Modern Dairy. No total, com a expansão da capacidade da propriedade, o rebanho da fazenda chegará a 500 mil vacas leiteiras.

Antes do boicote da Rússia, a União Europeia exportava anualmente cerca de 300.000 toneladas de queijo (cerca de 25% da produção) para aquele país. Agora, são os asiáticos quem mantém o domínio sobre a grande parte deste mercado e, claro, já projetam uma nova expansão.

A Modern Dairy (fazenda de leite moderna, em uma tradução livre) já tem o maior rebanho leiteiro do mundo, com cerca de 135 mil vacas leiteiras (dados divulgados em 2019). Já sendo considerada a maior fazenda do mundo, conforme citado, ela recebeu mais de 1 bilhão de yuan (161 milhões de dólares) de investidores da Rússia e da China.

Zhongding Dairy Farming (China) e Severny Bur (Rússia), essas são as comandantes e trabalham juntas no projeto. A alimentação do gado será oriunda de plantações em áreas de aproximadamente 100.000 hectares, a maioria na Rússia (no total, a fazenda tem 9.105.427 hectares).

O empreendimento está bem encaminhado para alcançar seu objetivo futuro, uma vez que, desde o lançamento do “Plano de Liderança de 5 anos”, adquiriu as empresas Fuyuan International e Zhongyuan Dairy. Após a conclusão da aquisição dessas 2 empresas, o número total de animais na "Fazenda Moderna" será de mais de 330.000 e a produção anual será superior a 2 bilhões de kg de leite.

Entretanto, o empreendimento é bastante desafiador. Seu maior desafio não é encontrar o mercado consumidor, mas sim encontrar vacas suficientes para suprir a demanda do projeto. Não será do dia para noite, até porque encontrar milhões de vacas a mais, necessárias para fazendas novas e ampliadas planejadas, é um longo processo.

A expansão inicial desta fazenda se deu em 2015, quando a Rússia proibiu os produtos lácteos da UE, como resposta à crise na Ucrânia. Agora, diante de um novo conflito, o mercado entre China e Rússia deve continuar em expansão.

Dados da fazenda

Localização: Heilongjiang / China

Área: 9.105.427 hectares

Tipo: Fazenda leiteira

Quantidade de animais: 135.000

Produção: +900 milhões de litros de leite / ano

Proprietários: Zhongding Dairy Farming e Severny Bur

Faturamento e lucro

Em 23 de março de 2021, a China Modern Dairy Holding Co., Ltd. (1117. HK) anunciou seu desempenho anual de 2020. Os principais indicadores da empresa são inovadores e altos, com lucro superando as expectativas: receita de vendas de RMB 6,020 bilhões, com um crescimento anual de 9%. O EBITDA registrou 2,265 bilhões de yuans, um aumento de 11% ano a ano.

O lucro líquido da empresa foi de 784 milhões de yuans, com um crescimento anual de 124% (um recorde). O fluxo de caixa líquido das atividades operacionais foi de 1,939 bilhões de yuans, excluindo o impacto único da entrada de caixa de 380 milhões de yuans do fluxo de caixa das Ações Prometidas realizado no ano passado, um aumento de 16% ano a ano.

 

Fonte: Edairy News

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top