Bezerros e moscas não precisam coexistir

Bezerros e moscas não precisam coexistir

16 de abril, 2021

O verão é a época das moscas e o bezerreiro é um local propício para que elas se reproduzam. A cama e a alimentação dos bezerros fornecem o refúgio perfeito para os insetos se estabelecerem e se multiplicarem em massa.

Se não forem controladas, na primavera e outono, as populações de moscas podem dobrar a cada 40-60 dias e a cada 2 semanas no verão, de acordo com Roger Moon, entomologista da Universidade de Minnesota (EUA). Isto é uma má notícia para bezerros e novilhas jovens, cujo crescimento pode ser atrasado pelo estresse que as moscas criam. As moscas também podem servir como vetores para doenças como salmonela, E. coli e ceratoconjuntivite entre bezerros.

Moon afirma que dois tipos de moscas são mais comuns em fazendas de leite: do estábulo ​​e doméstica. Moscas do estábulo ​​picam, sugam sangue e são um estressor doloroso para os animais. As moscas domésticas são mais um incômodo, porém são mais propensas a espalhar bactérias patogênicas.

De acordo com o especialista, larvas de mosca precisam de matéria orgânica, umidade e calor para sobreviver. “Material vegetal fibroso, enriquecido com esterco e urina, é o criadouro perfeito para as moscas. Ele ressalta, ainda, que a cama dos bezerros é um local comum de reprodução de moscas, já que fica suja e acumula sobras da alimentação dos animais.

Medidas para limitar as populações de moscas nas fazendas

Cama limpa e manejo de dejetos: Remova completamente o esterco sólido das redondezas do bezerreiro antes do início do verão e mantenha o local sempre limpo.

Animais ciscadores: Frangos caipiras acabam limpando o ambiente da fazenda rotineiramente e reduzem a população das larvas nos montes de esterco.

Armadilhas para moscas: Coloque as armadilhas longe dos barracões do gado para atrair as populações de moscas para áreas mais remotas e suprimi-las. Armadilhas de isca pegam moscas domésticas, mas não moscas do estábulo.

Larvicidas para alimentação direta: Antes do começo do verão, use um larvicida na alimentação dos bezerros, o qual contenha regulador de crescimento de insetos (diflubenzuron) e incorpore o mesmo produto na alimentação dos mais velhos também. Após ingerido pelos animais, o produto é dispersado por meio do esterco em suas camas, onde ajuda a quebrar o ciclo de vida das moscas e reduzir as populações.

Inseticidas em pulverização: A pressão contra as moscas geralmente requer que se pulverize a área de alimentação dos bezerros e, às vezes, a sala do leite ou outras áreas da fazenda.

Manejo da vegetação: Corte regularmente a vegetação ao redor das instalações do gado e da lagoa de esterco. Ao mesmo tempo em que isto vai manter sua propriedade bonita, também vai remover um refúgio para as moscas se reproduzirem e colocarem seus ovos.

A combinação das várias ações para controlar as moscas são necessárias para se ter sucesso. Além disto, o controle efetivo é realmente uma situação em que é muito mais fácil prevenir do que remediar.

 

Fonte: Dairy Herd Management

 

“Fazendas de Sucesso” Fazendas Reunidas Santo Antônio -TV Jersey #21

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top