APCBRH promove encontro para capacitação dos controladores leiteiros

APCBRH promove encontro para capacitação dos controladores leiteiros

28 de outubro, 2021

Foi realizado nesta quarta-feira, 27 de Outubro, no salão de eventos do restaurante Niemeyer em Carambeí-PR, o encontro anual de atualização e reciclagem dos controladores leiteiros oficiais, promovido pela APCBRH (Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa).

Com excelente conteúdo e o objetivo de orientar, atualizar e capacitar os controladores leiteiros de acordo com a instrução normativa 78/2018, o foco foi destacar a importância do trabalho realizado pelo controlador leiteiro nas propriedades, para o bom desempenho da cadeia produtiva do leite. 

O evento contou com a participação de aproximadamente 40 controladores leiteiros que realizam este trabalho em todo o estado do Paraná.

 

O Dr Altair Valotto, superintendente técnico e administrativo da APCBRH,  realizou a palestra de abertura do encontro. Na sequência, o evento teve como palestrante o gerente do programa de análises de rebanhos leiteiros da APCBRH (PARLEITE),  José Augusto Horst.

O evento também contou com a apresentação dos seguintes palestrantes Silvano Valotto e Avelino Figueiredo Corrêa, supervisores de campo, e Maicon Puertas, técnico de campo.

O convidado especial do encontro foi o Sr Élcio Chagas da Silva prestador de serviços do Senar-PR, que apresentou como tema da sua palestra o empreendedorismo para os controladores leiteiros.

Estiveram também presentes participando deste evento o gerente do departamento de registros de animais da APCBRH Eduardo Rovinski e o superintendente técnico e administrativo da ABCBRH (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), Timóteo Silveira.

Serviço de Controle Leiteiro-SCL

O Controle Leiteiro é uma prova zootécnica utilizada para melhoramento genético tanto da raça quanto do criatório que o utiliza, além de ser a melhor maneira de acompanhar a evolução produtiva de cada indivíduo no rebanho, bem como identificar os mais rentáveis e auxiliar na tomada de decisões. O controle leiteiro é uma ferramenta de aferição da capacidade de produção de leite de uma vaca.

Mensalmente, controladores de leite treinados e capacitados pela Associação, efetuam coleta de dados e amostra de leite individual dos animais (Controle Leiteiro Oficial). O produtor de leite ou um técnico indicado por ele pode o Controle Leiteiro Zootécnico de forma bastante simples, utilizando fichas padronizadas para controle leiteiro coletivo e individual dos animais.

Informações precisas e confiáveis, identificando animas superiores e inferiores, os mais rentáveis, possibilita o manejo geral da propriedade, dado são inseridos nos pedigrees dos animais e informações genéticas são disponibilizadas.

O Serviço de Controle Leiteiro é a prova zootécnica oficial para rebanhos, no Brasil, as associações das raças leiteiras executam este serviço, em acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ao aderir ao serviço, o produtor passa ter acesso a informações de qualidade para a tomada de decisões mais assertivas.

Dados e informações gerados (indicadores e relatórios zootécnicos).

  • Produção
  • Saúde da glândula mamária (úbere)
  • Reprodução
  • Avaliação genética
  • Qualidade do leite
  • Histórico e evolução do rebanho
  • Benchmark: informações sobre rebanhos da mesma região ou perfil

Produtor ou técnico tem a disposição Programa de Informática WEB+LEITE e HOME+LEITE (aplicativo smartphone).

Quer saber mais sobre o Controle Leiteiro?
Fale com a APCBRH
(41) 2105-1733

 

Escrito pela equipe do Canal do Leite

DBMaster

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top