Agroleite mostrou a vitrine da tecnologia do leite na região

Agroleite mostrou a vitrine da tecnologia do leite na região

16 de agosto, 2023

Agroleite de 2023 ocorreu entre os dias 8 e 11 de Agosto na cidade de Castro (PR), a capital nacional do leite. Este tradiconal evento técnico, realizado no Castrolando Expo Center, é voltado para todas as fases da cadeia leiteira.

Com uma programação extensa, apresentando as últimas novidades para a produção do leite, a exposição foi novamente um grande sucesso. Houve exposições de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas.

Para o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, houve um grande investimento para que a feira surgisse este ano. “Foi fantástico esse nosso evento [...] A feira em si superou nossas expectativas, nós fizemos um aumento do tamanho da estrutura, investimos para atender melhor nossos clientes e atender melhor nossos expositores”, comenta ele.

Segundo o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., a cidade em que o Agroleite foi realizada é um principal destaque para a indústria leiteira. “Uma feira que trás muita tecnologia, traz novidade. Ela facilita cada vez mais as informações para o homem do campo, ajudando a aumentar cada vez mais sua produção da agricultura familiar”, afirma Ratinho Jr.

O Agroleite contou com criadores, expositores, autoridades e visitantes de todos os espaços, não só do Estado mas também em todo o Brasil. De acordo com o criador e empresário, Flávio Penteado, a feira possui um grande destaque. “Eu acredito que seja, no setor leiteiro, a melhor feira da América Latina, com certeza. Ademais de excelente, qualidade e genética de alto padrão, os amigos todos se reúnem, trocam experiência, se fala um pouco do mercado e da tecnologia”, diz ele.

Já para o Presidente da Gadolando, Marcos Tang, o principal destaque da feira de exposição é os julgamentos dos animais em pista. “Sem dúvida, a gente tem que fazer um pequeno esforço para poder participar dessa feira, pelo menos dar uma olhada. Eu sempre acho que o ponto alto é o julgamento morfológico da raça. Aqui é, sem dúvida, o centro da raça holandesa e do gado leiteiro da América Latina”, comenta Tang.

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná, Cid Clay Gabarrão, pessoas de fora do Paraná, até mesmo do Brasil, marcaram presença no local do evento. “O nível dos animais, este ano, está espetacular [...] Eu conversei com muitos produtores que vieram de todo o estado do Paraná, o pessoal vem até Castro para buscar genética, para buscar conhecimento e tecnologia. E quem quer isso, tem aqui”, afirma Gabarrão.

Com o apoio da ABCBRH (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa) e a Jersey Brasil, o ponto alto da feira foi o julgamento morfológico das raças que foram apresentadas em pista.

Para o Presidente da Jersey Brasil, Nelci Mainardes, o Agroleite possui um impacto na indústria leiteira, tanto nacional quanto mundial. “Mais um grande evento que a gente participa. Eu sempre considero o Agroleite, além da maior exposição de gado no Brasil, eu acho que é uma das maiores exposições que tem a nível mundial”, fala Mainardes.

Segundo o Presidente da ABCBRH, Armando Rabbers, o Agroleite vêm crescendo cada vez mais. “O Agroleite é feito em cada ano e vem crescendo e trazendo inovação [...] Na pista grandes animais, exemplares que, para mim, poderiam estar concorrendo o mundo inteiro”, comenta o Presidente.

De acordo com o Superintendente da ABCBRH, Dr. Timotheo Silveira, a premiação que a feria disponibiliza para os vencedores é muito além do que um título. “A Associação Brasileira vê o Agroleite como o Oscar, como o momento maravilhoso de expressar todas as qualidades e trazer toda a expressão genética das vacas que estão nos rebanhos nacionais”, diz ele.

Já para o Presidente APCBRH, João Guilherme Brenner, é de extrema importância que a Associação esteja lado a lado com o associado neste momento. “Mais uma vez uma grande feira, um grande evento. Estamos aqui participando, como associação e como criadores, um momento de troca de experiências, como sempre. Uma competição saudável como tenho dito, é um momento de aprendizado”, afirma o Presidente.

Para o Superintendente da APCBRH, Dr. Altair Valloto, os animais vêm evoluindo sua genética a cada ano que se passa. “A genética no Agroleite 2023 é impressionante, há a evolução desses animais [...] Hoje qualquer parte do mundo ou do Brasil, a gente tem a possibilidade de usar os mesmos touros que outros produtores de outros países, como Canadá, Estados Unidos, Holanda e Europa como um todo”, fala Valloto.

Empresas do seguimento marcaram presença, que destacaram o quanto essa feira é importante para o setor lácteo brasileiro. Segundo o Representante Comercial da Gelgás, Luiz Jung, é importante que a empresa compareça em eventos de destaque como este. “A Gelgás é uma empresa há mais de 30 anos no mercado, e a importância que a Gelgás tem para participar novamente no Agroleite, que é uma feria a nível nacional e internacional, nos traz muitos benefícios e a Gelgás tem produtos com qualidade e tecnologia que vem em encontro com as necessidades dos produtores, tanto da pecuária de leite quanto na do gado de corte”, diz ele.

De acordo com o Representante Comercial da Calbos, Marcus Vinícius, a empresa se encontra realizada e satisfeita com o comparecimento no Agroleite. “É um motivo de ser um privilégio, Calbos sendo uma empresa totalmente paranaense e estar visitando o Agroleite, uma feira que só nos traz orgulho pela qualidade dos animais aqui apresentados”, comenta ele.

Para o Representante Comercial da STgenetics, Edson Kurts, o Agroleite contou com uma inovação e nutrição nos animais. “Para nós da ST é uma satisfação muito grande estar presente dentro do Agroleite, que é uma exposição focada na cadeia leiteira. Se o produtor de leite quiser saber sobre o que tem de inovação e nutrição, está aqui”, afirma Kurts.

O julgamento de gado Jersey ficou sob comando do Maurício Santolin, que fez sua estreia na análise dos animais em pista no Agroleite 2023. “Julgar o Agroleite é sempre algo diferente para todo e qualquer jurado, por se tratar de um dos mais importantes da categoria do leite no Brasil e na América Latina. Esse ano eu tive a honra de julgar e fiquei muito feliz por fazer parte e conseguir apreciar esses animais”, conta Santolin.

Além dele, a feira contou também com o jurado americano Paul Trapp, que coordenou a pista de julgamento da raça Holandesa das duas variedades. “Hoje os animais vencedores do Agroleite poderiam competir em qualquer lugar do mundo, em pé de igualdade com qualquer vaca. Acredito que isso aconteça por conta do avanço genético, de manejo, nutrição e bem-estar animal que evoluíram bastante ao longo dos anos”, explica ele.

Confira a seguir o resultado do julgamentos de pista.

RAÇA JERSEY Fêmea Jovem:


Campeã Fêmea Jovem


Cristina 394 Cajun Tenfen 

Expositores: Jose Tenfen, Saul Zeuckner e Júlio Fernandes (Braço do Norte - SC)

 

Reservada Fêmea Jovem


Dalila Togmagnesium Luckmann
Expositor: Edimar Luckmann (Braço do Norte - SC)

 

Menção Honrosa


Milk Hill 01 Realeza VIP
Expositores: Leandro Tenfen e Carlos Lima (Braço do Norte - SC)

 

RAÇA JERSEY Vaca Jovem:


Campeã Vaca Jovem


Dafne Die Hard do Blasius
Expositor: Batista Blasius (Braço do Norte - SC)

 

Reservada Vaca Jovem


Analandia Choice Daisy Duke 34
Expositor: Margarida Brandes de Boer (Castro - PR)

 

Menção Honrosa


Jana Whodat Luckmann
Expositor: Edimar Luckmann (Braço do Norte - SC)

 

RAÇA JERSEY – Grande Campeonato:


Grande Campeã da Raça Jersey


Queli Disco Guinther
Expositor: Carlos Jacob Wallauer (Salvador do Sul - RS)

 

Reservada Grande Campeã da Raça Jersey


Dafne Die Hard do Blasius
Expositor: Batista Blasius (Braço do Norte - SC)

 

Menção Honrosa da Raça Jersey


Analandia Choice Daisy Duke 34
Expositor: Margarida Brandes de Boer (Castro - PR)

 

RAÇA HOLANDESA (Vermelho e Branco) Fêmea Jovem:


Campeã Fêmea Jovem

Klaas Estrela 2666 TE
Expositor: Agropecuária Salomons Ltda (Castro - PR)

 

Reservada Fêmea Jovem

Constation Marissol Redeye
Expositor: Alessando e Marisa Dekkers (Castro - PR)

 

Menção Honrosa

C.R.A. Armani Nely 2545 TE
Expositor: Robert Salomons (Castro - PR)

 

RAÇA HOLANDESA (Vermelho e Branco) Vaca Jovem:


Campeã Vaca Jovem

Bronkhorst Royal 569 Swingman RED
Expositor: Korstiaan Bronkhorst (Arapoti - PR)

 

Reservada Vaca Jovem

Adrimar Baronesa Diamondback 118
Expositor: Adriaan Frederik Kok (Arapoti - PR)

 

Menção Honrosa

Constation Lara Swingman
Expositores: Alessando e Marisa Dekkers (Castro - PR)

 

RAÇA HOLANDESA (Vermelho e Branco) Grande Campeonato:


Grande Campeã Holandesa Vermelho e Branco

Constation Hilux Attico TE
Expositores: Alessando e Marisa Dekkers (Castro - PR)

 

Reservada Grande Campeã Holandesa Vermelho e Branco

Bronkhorst Royal 569 Swingman RED
Expositor: Korstiaan Bronkhorst (Arapoti - PR)

 

Menção Honrosa Holandesa Vermelho e Branco

Adrimar Baronesa Attract-Red 790
Expositor: Adriaan Frederik Kok (Arapoti - PR)

 

RAÇA HOLANDESA (Preto e Branco) Fêmea Jovem:


Campeã Fêmea Jovem


Klaas Reino 2835
Expositor: Agropecuária Salomons Ltda (Castro - PR)

 

Reservada Fêmea Jovem


Klaas Aaltje 2952
Expositor: Agropecuária Salomons Ltda (Castro - PR)

 

Menção Honrosa


Fini Upgrade Jitske 22143 TE
Expositor: Agropecuária Fini Ltda

 

RAÇA HOLANDESA (Preto e Branco) Vaca Jovem:


Campeã Vaca Jovem


Halley Ruivinha Fortune 51 TE
Expositores: Ronald e/ou Nicolaas S. Elgersma (Arapoti - PR)

 

Reservada Vaca Jovem


Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc
Expositor: Bruno Bickel (Humaitá - RS)

 

Menção Honrosa


Fini Doc Maaike 9669
Expositor: Agropecuária Fini Ltda (Castro - PR)

 

RAÇA HOLANDESA (Preto e Branco) Grande Campeonato:


Grande Campeã Holandesa Preto e Branco


Bur JR. McDougal Cristina 3474
Expositores: Hendrik e/ou Reinaldo de Boer (Castro - PR)

 

Reservada Grande Campeã Holandesa Preto e Branco


Bur JR. Solomon Andrea 3724
Expositores: Hendrik e/ou Reinaldo de Boer (Castro - PR)

 

Menção Honrosa Holandesa Preto e Branco


Halley Ruivinha Fortune 51 TE
Expositores: Ronald e/ou Nicolaas S. Elgersma (Arapoti - PR)

 

Confira a reportagem completa no nosso canal do YouTube:

O Agroleite 2023 foi um verdadeiro sucesso

Agroleite 2023 foi um sucesso!

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top