ABRALEITE reforça pedido de apoio ao setor leiteiro

ABRALEITE reforça pedido de apoio ao setor leiteiro

05 de dezembro, 2020

Não está fácil a situação dos produtores brasileiros de leite, pois houve um aumento expressivo nos principais insumos utilizados na atividade ao mesmo tempo em que o Brasil está importando volumes recordes de lácteos, o que acarreta um desequilíbrio na cadeia produtiva do leite no país. 

Atenta ao cenário atual, a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) aproveitou a eleição da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para reforçar seu pedido de apoio ao setor.Foto: Ministra Tereza Cristina com Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE, e Diretoria da FPA na reunião do dia 01/12

Em reunião da FPA no dia 01/12, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito para comandar o colegiado durante o biênio 2021/22, substituindo o deputado Alceu Moreira. Na oportunidade, o presidente da ABRALEITE – Geraldo Borges – ressaltou que “as importações de lácteos do Mercosul aumentaram assustadoramente em um momento totalmente inapropriado em que o preço dos insumos – principalmente milho e soja – está nas alturas, com uma previsão até de desabastecimento.”

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) mostram um aumento de 62,8% no volume de lácteos importados no segundo trimestre deste ano, em comparação ao ano anterior. Já em setembro, as importações foram 80% superiores a 2019. E o mês de outubro registrou recorde de leite importado desde 2007.

No início do mês passado, a ABRALEITE já havia enviado uma nota ao Governo Federal, solicitando a suspensão temporária das importações de lácteos do Mercosul. Pedido esse que foi reforçado durante encontro que reuniu a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com a nova diretoria da FPA.

Para Geraldo Borges, não há uma solução à vista, no curto prazo. Mas, ele ressalta que conversou com a diretoria da FPA e com vários parlamentares de todo o Brasil, os quais apoiaram os pleitos da ABRALEITE junto à ministra. "Ela está estudando e nós estamos reunidos em Brasília para que alguma saída seja construída, para que pelo menos freie essas importações, neste momento tão difícil, em que vai acabar a ajuda governamental agora em dezembro, e nós temos uma série de preocupações com essa cadeia", completa ele.

 

Fontes: ABRALEITE e Canal Rural

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top