Abraleite quer suspensão de FGTS e Funrural para enfrentar crise do Coronavírus
22 de março, 2020
A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) divulgou neste sábado (21/03), uma carta endereçada ao Governo Federal pedindo a suspensão temporária de encargos como FGTS e Funrural na atividade. O objetivo é garantir a viabilidade da cadeia produtiva do leite no país durante a pandemia do novo coronavírus.
Na carta, a entidade salienta que se dedica a manter a continuidade da atividade leiteira no Brasil e solicita ao Governo Federal ações que garantam a viabilidade: da produção de leite, da logística de captação nas propriedades e entregas ao comércio e das indústrias de laticínios em todo o país.
A entidade afirma, ainda, que foi atendida pelo presidente Jair Bolsonaro e pela ministra Tereza Cristina (Agricultura), com a publicação do decreto 10.282, que estabelece as atividades essenciais para garantir a produção e o absatecimento de alimentos no país. Contudo, afirma que ainda há preocupação com os riscos sobre a produção e captação do leite nas propriedades rurais e com a manutenção da atividade das indústrias de laticínios.
“A Abraleite e outras instituições preocupam-se com o enorme risco à cadeia produtiva nacional e ao abastecimento de alimentos à população.
Seguimos buscando outras formas para amenizar a situação. Neste momento pedimos ao Governo Federal uma trégua em impostos e suspensão temporária de encargos como FGTS e INSS (Funrural).
Atentos a essa crise provocada pela pandemia do Covid 19, trabalhamos em prol da nossa classe produtora e da cadeia de leite do Brasil, garantindo esse essencial alimento na mesa de todos os brasileiros”, diz a carta.
Leia a carta na íntegra aqui:
-
Carta da Abraleite
Carta Abraleite.pdf (191,96 KB)
Fonte: Canal Rural e Abraleite