Câmara dos Deputados: Audiência pública sobre os desafios da cadeia do leite

Câmara dos Deputados: Audiência pública sobre os desafios da cadeia do leite

10 de dezembro, 2021

A crise do setor leiteiro foi debatida, nesta quinta-feira (09), em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Temas relevantes para os produtores brasileiros estiveram em destaque. A reunião foi presidida pelo Deputado Otto Alencar Filho e atendeu a requerimento do deputado federal pela Bahia Zé Neto.

“As dificuldades da atividade estão associadas aos preços baixos ao produtor de leite, que muitas vezes não repõem os custos, à elevação dos preços de insumos, ao leite informal, à concorrência com produtos importados subsidiados, à falta de inserção em mercados externos, à redução do número de produtores, à necessidade de ganhos de escala e tecnológicos e ao estabelecimento de política estável de apoio governamental”, destaca o deputado Zé Neto.

Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), participou da reunião e iniciou sua fala lamentando a ausência de representante do Ministério da Economia. Ele ressaltou que a atividade nunca enfrentou uma crise como a atual, com alta generalizada de custos, câmbio elevado, inflação e combustíveis. “A situação assusta porque parece não haver perspectivas de melhora”, disse oele.

Borges defendeu a desoneração da cadeia produtiva, uma das mais importantes bandeiras da ABRALEITE desde o início de sua fundação, destacou o potencial de produção e exportação de produtos lácteos e lembrou o pleito, há dois anos, de redução de impostos de equipamentos e materiais importados como robôs, conjuntos de teteiras e outros – ainda não atendido pelo Ministério da Economia.

Ele falou, ainda, das importações predatórias de leite do Mercosul com surtos que todo ano prejudicam a cadeia do leite nacional e mostrou a importância da assistência técnica, especialmente para os pequenos produtores e deixou como mensagem final o pedido para incentivos relacionados à qualidade, à sanidade e à competitividade do leite. 

Também participaram da audiência representantes das instituições ABIQ, ABLV, CNA, MAPA e do Sindleite Bahia.

Confira a fala completa do presidente da ABRALEITE: https://www.youtube.com/watch?v=_HSy5lk3cTY&t=123s

 

Fonte: ABRALEITE - Associação Brasileira dos Produtores de Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top