7 gerações de vacas da raça holandesa se encontram juntas no Paraná

7 gerações de vacas da raça holandesa se encontram juntas no Paraná

10 de maio, 2023

No último mês, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) registrou, na cidade de Castro (PR), bacia leiteira dos campos gerais, a presença de 7 gerações vivas de vacas da raça holandesa.

Sendo elas da variedade preto e branco e também do vermelho e branco. Todas elas estão localizadas na chácara Canta Galo, tendo como proprietários o Alessandro e Marisa Dekkers.

“Com o passar dos anos, a gente veio trabalhando e buscando sempre vacas bem conformadas, produtivas e reprodutivamente boas. Começou com um sonho”, diz Marisa. Ela afirma, também, que foi exatamente esses fatores que fizeram a diferença para que ela e seu marido chegassem nesse número.

A presença de animais longevos e com 7 gerações vivas na mesma propriedade é um importante marco para a ABCBRH, entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o controle dos animais de registro genealógicos da raça no Brasil.

O intuito da Associação é incentivar a criação de animais saudáveis e produtivos. A longevidade dos animais está relacionada ao bem-estar, à sustentabilidade ambiental e à reputação da propriedade. 

A criação de animais longevos e saudáveis é uma estratégia importante para reduzir a pegada de carbono associada à produção de leite. Uma vez que animais que vivem por mais tempo tem uma menor pegada de carbono.

Além disso, a criação de animais saudáveis e produtivos contribui para uma produção mais sustentável e consciente. “Ter isso acontecendo no Brasil, com certeza isso vai ser explorado em todo o mundo, esse grande momento de ter 7 gerações em uma mesma família numa propriedade”, comenta o superintendente Técnico Administrativo da ABCBRH, Timotheo Silveira.

Para a Associação, é um orgulho e um prazer presenciar esse marco. “Uma família com 7 gerações vivas, mostra a longevidade. A importância disso para a Associação, de ter esse reconhecimento das gerações na propriedade é importantíssimo e singular”, comenta Silveria.

Segundo a ABCBRH, isso é um marco histórico, afinal não há um recorde oficial registrado de gerações vivas em uma associação de raça específica de vacas leiteiras no mundo inteiro. No entanto, é comum que as associações de criadores mantenham registros de animais e suas linhagens para fins de seleção e melhoramento genético.

Sabe-se que essa é a primeira vez que 7 gerações estão vivas na mesma propriedade. Confira abaixo os dados de cada um desses animais:

Zenda - Produção em 8 lactações com 134 mil kg; EX 90 pontos.

Brisa - Produção em 6 lactações com 101 mil kg; EX 93 pontos.

Dakota - Produção em 5 lactações com 97 mil kg; MB 88 pontos.

Framboesa - Produção em 3 lactações com 39 mil kg; EX 90 pontos.

Hispana - Produção em 3 lactações com 42 mil kg; EX 92 pontos.

Jujuba - Produção 1 lactação com 12 mil kg (286 dias); MB 87 Pontos.

Mabel - Bezerra com 9 meses.

Algumas associações podem reconhecer e premiar os produtores que mantêm animais de uma mesma linhagem por várias gerações. No entanto, a longevidade dos animais é um fator influenciado por diversos fatores, como a nutrição, a saúde e os cuidados adequados, o que pode tornar difícil manter uma linhagem por muitas gerações consecutivas.

Confira a reportagem completa:

7 gerações vivas da Raça Holandesa juntas na mesma propriedade

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top