ExpoCastrolanda reforça potencial da cadeia leiteira em Castro-PR

ExpoCastrolanda reforça potencial da cadeia leiteira em Castro-PR

18 de março, 2022

ExpoCastrolanda 2022 reforça potencial da cadeia leiteira em Castro-PR

A Cidade do Leite voltou a receber o público após mais de dois anos sem atividades no calendário do Agroleite. Entre os dias 9 e 12 de março, produtores, empresas e apaixonados pela cadeia leiteira estiveram presentes no parque exposições para a retomada da ExpoCastrolanda. A feira contou com uma programação variada, tais como julgamento de animais da raça Holandesa, apresentações, palestras e aperfeiçoamento ao produtor.

O presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, comemorou a retomada dos eventos presenciais e destacou a importância da feira para os integrantes da cadeia leiteira. “Ficamos dois anos sem poder realizar nossas tradicionais feiras na Cidade do Leite por conta da pandemia. Este retorno é bastante positivo, pois o produtor rural sente falta destes momentos de interação e conhecimento”, explicou.

Para a coordenadora de eventos da Castrolanda, Claudia Loch, a feira tem o propósito de reforçar o potencial da cadeia leiteira da região, além de atualizar produtores sobre as novidades do setor e servir como um momento de interação e aprendizado entre pessoas, empresas e a própria cooperativa.

A abertura do evento aconteceu na noite de quarta-feira, 9 de março, durante o Dia do Pecuarista – organizado pela Área de Negócios Leite da Castrolanda. Em um jantar para convidados, a cooperativa destacou a importância do produtor de gado para o agronegócio e a economia mundial, além de premiar aqueles que mais se destacaram ao longo do último ano em relação a produção e qualidade do leite.

O primeiro dia de julgamentos recebeu, na pista do pavilhão da Cidade do Leite, o gado jovem da Raça Holandesa. Ao longo da tarde de quinta-feira, 10 de março, fizeram o apresetação dos seus animais para o público e para os jurados. As bezerras e novilhas foram bastante elogiadas pelos participantes da feira, em especial pelos profissionais responsáveis pelo julgamento.

A grande campeã jovem da raça Holandesa foi a novilha Bur Jr. Altitude Penelope 4258 TE, dos produtores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer. O animal ganhou a atenção dos jurados, principalmente, por causa do seu equilíbrio geral, bem como de sua locomoção, profundidade de corpo e boa abertura de costela, entre outros quesitos.

Na sexta-feira, 11 de março, os produtores puderam acompanhar uma discussão organizada pela Phibro, uma das parceiras da Castrolanda na feira, sobre os impactos da saúde na produção das vacas. A apresentação ficou por conta do professor José Luiz Moraes Vasconcelos.

Na sequência, durante a tarde, o público pode acompanhar o julgamento do gado Hoalndês adulto. A grande campeã foi a vaca Menge Doorman C2489, também dos produtores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer. A curiosidade ficou por conta da história por trás do título. Patriarca da família Boer, Reinaldo contou após a premiação que o animal sequer iria participar da competição.

“Esta vaca havia parido há pouco mais de 14 dias. O período não é o ideal para colocar o animal em julgamento, geralmente os produtores escolhem vacas com cerca de 90 dias após parir. Meu filho (Hendrik, responsável por expor os animais da família na pista de julgamento) disse para levarmos ela até a feira e avaliarmos diariamente a possibilidade de ela participar. Ela apresentou uma melhora muito boa ao longo da feira e decidimos colocá-la na pista. No fim, saiu como a grande vencedora”, contou Reinaldo.

Aquecimento para o Agroleite

Ao abrir o calendário de eventos da Cidade do Leite, a ExpoCastrolanda mostra aos produtores uma prévia do que irão encontrar no Agroleite – a maior feira do setor leiteiro na América Latina – que também é organizado pela Castolanda. Representante do Comitê de Bovinocultores da cooperativa, Reynold Groenwold afirma que o evento deixou os produtores com ainda mais vontade de participar do Agroleite, que tradicionalmente acontece em agosto.

“É muito bom voltar aos eventos presenciais após um período tão longo sem. Nós produtores sentimos falta destes momentos de interação e aprendizado. A ExpoCastrolanda foi um sucesso e mostrou o potencial que o Agroleite tem para fazer ainda melhor que nos anos anteriores”, disse.

 

Fonte: Cooperativa Castrolanda

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top