4 controles para se ter lucro no leite

4 controles para se ter lucro no leite

02 de dezembro, 2021

A pecuária leiteira é uma das atividades mais importantes do agronegócio nacional. Segundo dados do IBGE, em 2020, a produção de leite foi de 35,4 bilhões de litros (1,5% maior que o ano de 2019). Porém, mesmo com esses números, a cadeia produtiva do leite precisa aprimorar a gestão zootécnica e econômico-financeira dentro da porteira.

O controle diário dos números em uma propriedade de leite permite um levantamento detalhado sobre o sistema produtivo, para que o produtor possa tomar suas decisões baseadas em informações reais, ampliando a produtividade e rentabilidade do seu negócio. Portanto, o primeiro passo para a lucratividade é gerenciar os indicadores zootécnicos do seu rebanho.

1) Tenha uma visão completa de sua produção

Como está a produção média mensal por vaca, os dias em lactação (DEL) e a duração total das lactações? Qual a média do peso dos bezerros ao nascimento e à desmama?

2) Controle os índices de reprodução do seu rebanho

Qual é o histórico de partos da propriedade? E a taxa de concepção das novilhas? Conhece a taxa de prenhez das vacas? Você sabe a idade ao primeiro serviço? E qual a idade ao primeiro parto das matrizes? Conhece a taxa de retenção e aborto?

3) Avalie a saúde dos animais de sua fazenda

Ter controle sobre a saúde de seus animais é importante para reduzir custos e aumentar a produção. Como está a taxa de mortalidade das suas vacas e a taxa de sobrevivência de fêmeas aos 12 meses? Quais são as taxas de descarte voluntário e involuntário? Você sabe quando seus animais foram vermifugados e qual a data do próximo banho de carrapaticida?

4) Cuide da qualidade do leite

Você conhece os números de prevalência de mastite subclínica, eficiência e duração dos tratamentos, número médio de tetos afetados, incidência de mastite clínica, análise do impacto de cada matriz na CCS do tanque e escore linear do seu rebanho?

Figura 1: 4 fatores principais na pecuária de leite / Fonte: Ideagri 

Qualidade dos dados

Anotação é fundamental para “arrumar a casa”. Organize os dados do seu rebanho para que as informações sejam confiáveis, de modo a permitir uma visão real do cenário em que a propriedade se encontra. Se os dados forem inconsistentes, as informações não serão precisas, sendo desfavorável para a tomada de decisões que tragam retorno para a atividade leiteira.

No Brasil, muitos produtores realizam os registros das informações da atividade leiteira em cadernetas e calendários. Outro método comum e tradicional, é a escrituração zootécnica, que é uma técnica de gerenciamento em que o produtor pode fazer anotações sobre a vida produtiva (controle leiteiro) e reprodutiva (controle reprodutivo) de cada animal da propriedade (fichas de controle individual). Todavia, a pecuária de leite se modernizou e devido à quantidade de dados gerados na fazenda, isso deixou de ser uma tarefa simples.

Para serem efetivos, os dados dos indicadores precisam ser coletados, analisados e interpretados. Diante disso, para não se tornarem ineficientes, essas ferramentas precisam vir acompanhadas de monitoramento dos dados; seja por meio de planilhas ou de softwares de gestão. Sem essa organização, é impossível ter uma visão completa e robusta do sistema de produção, sendo inviável realizar ajustes do manejo produtivo e reprodutivo, impactando diretamente na rentabilidade da atividade.

De nada adianta investimentos robustos e conhecimento generalizado dos processos produtivos, se a conta não fecha. Na pecuária leiteira, algumas informações fazem toda a diferença e monitorá-las de forma correta pode levar a resultados consistentes e duradouros, rumo à sustentabilidade. Em resumo, gerenciar com eficiência é a chave do negócio.

Planilhas

Como forma de auxiliar no processo de gestão, muitos produtores utilizam planilhas. Essa ferramenta é gratuita, mas se o produtor não tiver conhecimento em fórmulas, o trabalho será dobrado; ou seja, há que se calcular tudo manualmente para depois se lançar na planilha, o que exige bastante tempo, concentração e dedicação.

Como o produtor faz as contas sozinho, à medida que a fazenda começa a crescer, aumenta a complexidade no uso das planilhas. Além dissto, em meio a tantas informações, o risco de erros é grande, o que tende a comprometer a análise final. Com esse método, é necessário ler, interpretar, compreender, lançar e, ainda, aferir se foi feito corretamente.

Imagine fazer isso individualmente, tendo centenas de animais? Como interpretar e utilizar essas informações para a tomada de decisões dentro da fazenda? A indicação é que esse seja um recurso temporário.

Softwares de Gestão

A pecuária vem acompanhando a evolução tecnológica para resultados mais eficientes e otimizando o trabalho dos produtores, para que eles se dediquem às questões mais estratégicas do negócio. Nesse sentido, os softwares de gestão são soluções capazes de dispensar os processos totalmente manuais.

A integração dos dados dá uma visão geral e torna fácil perceber como anda a eficiência do seu negócio. Os relatórios são divididos por categorias ou grupos, sendo possível separar os centros de custos, identificar os problemas que podem afetar a produtividade, ajudar a reduzir os custos e, ainda, montar as estratégias por animal, com acesso sempre que necessário. Aqui, é o software que controla todos os processos e o produtor fica por conta apenas de gerenciar esses elementos de maneira mais eficiente.

Dentre as vantagens, estão a economia de tempo com o fim de preenchimento de fichas e planilhas em Excel, eliminação dos erros dos lançamentos realizados à mão, pois não há duplicidade de informações, rapidez na tomada de decisão para aumento da rentabilidade geral da fazenda. Além disso, é possível gerenciar todas as etapas do ciclo de produção, realizar gestão econômico-financeira, tendo como consequência o aumento da eficiência produtiva da fazenda.

Portanto, aprimorar a gestão da sua propriedade, independentemente do tamanho do seu rebanho, trará mais produtividade para sua fazenda.

 

Fonte: Ideagri

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top