25º Ranking das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil

25º Ranking das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil

16 de maio, 2022

A Associação Brasileira de Produtores de Leite (ABRALEITE) divulgou o Ranking das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil em 2021. A iniciativa contou com o apoio da CNA, EMBRAPA/Gado de Leite, G100, OCB, Viva Lácteos e teve patrocínio do SobControle Fazenda.

A captação de leite das 13 maiores empresas foi cerca de 7,7 bilhões litros, 3,5% inferior à do Ranking de 2020 (8,1 bilhões de litros), sendo que este volume equivale a cerca de 31% da captação formal brasileira em 2021, segundo o IBGE. No entanto, importantes empresas do setor – que figurariam no levantamento – apesar de convidadas, optaram por não participar: Lactalis (atualmente a maior compradora de leite do Brasil), Italac e Tirol.O recuo no volume total de captação das 13 empresas participantes (-3,5%), em relação a 2020, é maior que o recuo observado na captação de leite formal do IBGE (- 2,2%). De todos os participantes do ranking, somente duas empresas (CCGL e UNIUM) apresentaram crescimento no volume de captação.

Após assumir a liderança no ranking passado, o Laticínios Bela Vista (Piracanjuba) manteve-se no topo com cerca de 1,8 bilhões de litros de leite captados (em torno de 4,8 milhões por dia). Porém, mesmo ainda figurando no topo, a empresa teve um recuo de -2,5% no seu volume captado.

Aliás, as 3 primeiras posições se mantiveram as mesmas de 2020. No segundo e terceiro lugares ficaram a UNIUM (cooperativas Frisia, Castrolanda e Capal), com leve crescimento de 0,6% em relação a 2020; e a Nestlé, que reduziu cerca de 95 milhões de litros no seu volume de compra de leite (-7,4% em relação a 2020.)

A estimativa da capacidade instalada de processamento de leite em 2021 foi de 11,3 bilhões de litros de leite/ano, cerca de 31 milhões de litros/dia (45% maior na comparação com 2020). As principais empresas utilizaram aproximadamente 71% (referente a 8,5 bilhões de litros/ano) da sua capacidade total em 2021.

A tendência de redução do número de produtores diretos continuou para o ano de 2021. Desta vez, o recuo foi de cerca de 1.839 produtores (-5,5%). Das 13 empresas que figuram no ranking, somente 2 (Cativa e Danone) apresentaram crescimento na base de produtores.

Por outro lado, a produção média dos produtores remanescentes cresceu 4,6%, saindo de 467 litros/dia para 489 litros/dia, confirmando um cenário de aumento da eficiência produtiva dos produtores que continuam na atividade. Se analisarmos os últimos 11 anos, temos um crescimento de mais de 100% na produção média diária dos produtores que compõem o ranking.

Em termos de produtividade por produtor, a UNIUM segue na liderança, com média de 2428 litros/produtor/dia (+18% vs 2020), seguida por DPA Brasil com média de 2349 litros/produtor/dia (+17% vs 2020), e Danone com média de 1546 litros/produtor/dia (-3,9% vs 2020).

No que tange à compra de leite de terceiros (leite Spot), o Laticínios Bela Vista aumentou em 18% o seu volume de compras, assumindo a liderança, anteriormente ocupada pela Nestlé (que reduziu o volume de compras de terceiros em 25%). Conforme nos mostra o Gráfico 7, a empresa que mais aumentou o volume de compra de leite de terceiros, percentualmente, foi a Frimesa, dobrando o volume adquirido.

O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, comentou sobre o resultado deste ano: “A ABRALEITE disponibiliza pelo 2° ano ao setor leiteiro a 25ª versão do Ranking dos Laticínios, que era conduzido pela incorporada Leite Brasil. O Ranking é um levantamento de dados sobre os mais importantes compradores de leite do Brasil, cooperativas e laticínios. A ideia é progredir, a cada ano, com o aperfeiçoamento da coleta de dados, aumentar as informações disponibilizadas e obter a inclusão de novas empresas importantes no setor lácteo, que não informam dados há anos. A queda na captação reflete a situação complicada pela qual passa a cadeia produtiva do leite no Brasil e desestímulo de proporções nunca antes vistas. Somos gratos aos 13 participantes – 1 a mais que no ano anterior – por franquearem seus dados, mesmo quando suas captações  mostraram redução de 2020 para 2021."

 

Fonte: Milkpoint

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top