Vaca Holandesa quebra recorde mundial com 144,2 kg de leite produzidos em menos de 24 horas

Vaca Holandesa quebra recorde mundial com 144,2 kg de leite produzidos em menos de 24 horas

Durante a Exposição Agropecuária de Passos/MG (Expass Agro 2023), um feito surpreendente foi alcançado em apenas três dias. Uma vaca da raça Holandesa, batizada de Poesia, estabeleceu um novo recorde mundial de produção, com a impressionante marca de 144,2 kg de leite em menos de 24 horas.

De criação dos produtores Everson e Ethel Kirchof (Castro/PR), agora sob os cuidados de Diego Vaz de Oliveira, da Fazenda Coqueiros (Alpinópolis/MG), Poesia escreveu seu nome na história da pecuária de leite brasileira.

O feito de Poesia foi resultado de trabalho árduo e dedicação incansável, superando outro vaca Holandesa da mesma região: Baleia, de Carambeí/PR. Antes disso, Baleia já havia estabelecido o recorde de produção de leite com a marca de 132,2 kg, provenientes de três ordenhas. Esse avanço notável na produção leiteira ressalta a evolução contínua da raça e suscita diálogos essenciais sobre as metodologias empregadas para otimizar o potencial genético desses animais.

Para Timotheo Silveira, Superintendente Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), esse marco é uma prova incontestável do potencial das vacas. Ele enfatiza que a conquista de Poesia reflete um avanço genético significativo e ressalta a importância de competições que desafiem as vacas a explorar seu potencial máximo.

"Mostra todo o potencial genético e, se pensarmos em desenvolvimento da raça, quanto mais conseguirmos demonstrar e inclusive ter torneios, competições sem medicamentos, só nutrição, competições que também utilizem medicamentos e que as vacas possam ter uma evolução constante nisso e que possamos ter uma medição de quais são, lógico, mantendo o animal saudável, com longevidade, é sempre importante pra raça", descreve Timotheo.

O recorde anterior, ostentado por Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando, foi conquistado em 2019, com um total de 127,6 kg de leite obtidos em três ordenhas durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP), marcando presença no Guinness World Record.

O notável resultado alcançado não apenas reconhece a dedicação dos produtores e o avanço genético, mas também promove discussões cruciais sobre o equilíbrio entre a produtividade potencial e o bem-estar dos animais. A indústria agropecuária está em constante evolução, impulsionada por conquistas como essa, que inspiram a busca por métodos éticos e saudáveis para aprimorar a produção e manter o bem-estar dos animais. Esses aspectos desempenham um papel fundamental nessa atividade essencial para a sociedade.

 

Fonte: Revista Leite Integral

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top