Indústria e varejo fazem preço do leite subir nos mercados em meio à crise

Indústria e varejo fazem preço do leite subir nos mercados em meio à crise

Após o caos gerado pelo coronavírus, o preço do leite e seus derivados teve forte alta no varejo . Em Santa Catarina, por exemplo, a subida chegou até a 50%, conforme Paulo Cesar Lopes, presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Em São Paulo, por sua vez, os preços do leite longa vida aumentaram 54% em média, segundo informações divulgadas pela APAS (Associação Paulista de Supermercados).

O presidente do Sindileite-SC, Valter Antônio Brandalise, afirmou que os motivos da subida estão ligados à seca e à entressafra. Porém, os produtores contestam categoricamente essa informação e garantem que os preços do leite que receberão em abril vão baixar e que os laticínios já avisaram sobre esta redução. Além disto, existem suspeitas de aumento abusivo no preço do leite por parte de algumas indústrias.

Os consumidores, é claro, não estão nada satisfeitos com esta repentina alta nos preços e isto acabou gerando uma guerra de (des)informações entre indústria e varejo. Os dois elos mais fortes da cadeia tentam se esquivar da responsabilidade pela forte subida nos preços dos produtos lácteos, uma vez que se aproveitar da crise mundial para aumentar margem de lucros é - no mínimo - uma atitude deplorável. 

No meio deste turbilhão, alguns agentes do mercado chegaram a colocar a culpa nos produtores de leite, que – na verdade – vem sofrendo bastante com essa situação. A realidade dentro das propriedades rurais é bem diferente: Aumento nos custos de produção, aumento nas incertezas, problemas para escoar o leite e redução nos preços recebido pelo mesmo.

Este é o verdadeiro quadro que se apresenta para os produtores de leite brasileiros. Confiram abaixo um pequeno vídeo montado com relatos enviados para o Canal do Leite por produtores do sul do país.

 

Desabafo dos produtores sobre o aumento abusivo do leite nos mercados

 

 

 

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top