Marcelo de Paula Xavier


Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

canaldoleite@terra.com.br

PUBLICAÇÕES

VERONICA: uma das maiores lendas da raça Jersey em todos os tempos

18 de agosto, 2019

Escrito por Marcelo de Paula Xavier*, M.Sc.

 

Esta semana marca o aniversário de 20 anos de uma das grandes lendas da raça Jersey: HURONIA CENTURION VERONICA 20J EX-97. Admirada por criadores de todo o mundo, esta vaca ficou famosa – entre outras coisas – por ganhar o título de Campeã Suprema na Wolrd Dairy Expo (WDE) em 2006, coroando uma sequência de 3 Grandes Campeonatos consecutivos na principal exposição de gado de leite do mundo.

Neste quesito, não há vitrine mais importante do que a pista de julgamentos da WDE – montada dentro do Coliseu no Alliant Energy Center, em Madison (EUA) – também conhecida como “colored shavings”, devido ao colorido da maravalha usada como piso para os animais na Meca mundial do gado de leite.

Apesar de ter feito história nos Estados Unidos – após ser comprada pela Arethusa Farm, onde virou a grande matriarca de um dos principais criatórios de Jersey do mundo – VERONICA foi criada pela família Armstrong, proprietária do criatório Huronia Jerseys, em Ontário (Canadá). Ela é filha de um dos grandes raçadores da história da raça Jersey: Sooner Centurion-ET.

VERONICA começou a se tornar conhecida já no início de sua carreira nas pistas, tendo destaque ainda muito nova – logo no seu primeiro parto – e ganhando o título de Reservada All-Canadian1 em 2001. 

No ano seguinte, ela liderou com facilidade a categoria 2 Anos Senior na WDE e foi, também, Campeã Vaca Jovem e Reservada Grande Campeã da exposição. Naquele ano, ela repetiu esses resultados no All-American Jersey Show (o Campeonato Nacional dos EUA, em Louisville/KY) e na Royal Winter Fair (principal exposição do Canadá, em Toronto/ ON), sendo – ainda – eleita All-Canadian na sua categoria.

Entre 2004 e 2006, VERONICA foi o grande nome do Jersey nas pistas de julgamento do mundo, ganhando – conforme mencionado anteriormente – o Tri Grande Campeonato da Wolrd Dairy Expo. Mais recentemente, ela adicionou outra honraria para sua vasta galeria de troféus: Canadian cow of the Year (Vaca Canadense do Ano) em 2011.

Sem dúvida, ela teve uma carreia gloriosa nas pistas, mas foi sua excepcional capacidade de transmissão que realmente a levou ao status de vaca lendária. Ela deixou sua marca na raça Jersey através de um número grande de descendentes, os quais seguiram seus passos, não apenas ganhando grandes exposições, mas transmitindo através de seus próprios filhos.

Sua progênie com 1 filha classificada EX-96, 5 filhas classificadas EX-95 e 4 filhas classificadas EX-94, tem destaques como ARETHUSA VERONICAS COMET EX-95 (Grande Campeã da Royal) e ARETHUSA RESPONSE VIVID-ET EX-96 (Grande Campeã da WDE e Campeã Suprema da Royal). VIVID e VERONICA, aliás, formam o único caso de mãe e filha classificadas EX-97 e EX-96 da raça Jersey no mundo!

No dia 7 de setembro de 2016, a Arethusa Farms noticiou que VERONICA, a grande matriarca de seu criatório Jersey, havia morrido enquanto descansava tranquilamente em seu piquete. Em sua página do Facebook, a fazenda dizia:

“Ontem foi um dia muito triste para a Arethusa. O dia há muito temido finalmente chegou. Perdemos nossa grande mãe, nossa querida, nossa mais amável, nossa mais terna, nossa Veronica. Ela era o farol. Pastando sempre no piquete da frente. Mimada, como ela merecia. O aniversário dela foi na quarta-feira passada. Ela acabou de completar 17 anos. Talvez seja uma idade boa e madura para uma vaca. Mas se foi de nós muito cedo. Sentiremos sua falta!"

Mais do que de ser uma vaca magnífica, classificada com o escore máximo possível (97 pontos)2, VERONICA tem inúmeros descendentes registrados na América do Norte e muitos outros em todo o mundo, sendo que – de suas 49 filhas – 36 são classificadas “Excelentes”. Sua progênie, aliás, ganhou vários prêmios importantes, tanto nos Estados Unidos como no Canadá.

Ela tem, ainda, inúmeros filhos nas grandes Centrais de IA. Nomes como Vindication, Verbatim, Velocity, Vertigo e Cheers são familiares para os criadores ao redor do globo. Indiscutivelmente, HURONIA CENTURION VERONICA 20J EX-97 é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos. Como profetizado no Facebook da Arethusa Farm: sentiremos muito sua falta! 

 

Nota:

1 - Estabelecido em 1955, o All Canadian é um concurso organizado pela Jersey Canada, que premia – a cada ano – as principais vacas do circuito canadense de exposições. As vacas desfrutam de grande prestígio ao serem nomeadas para o All Canadian, sendo que as ganhadoras recebem um prêmio durante a Assembléia Geral Anual da associação candense.

2 –  Muito poucas vacas Jersey chegaram aos 97 pontos. No Canadá, podemos citar VANDENBERG AMEDEO GORGEOUS, GLENAMORE GOLD PRIZE e WAYMAR PATRICK NADINE, por exemplo, sendo que as duas últimas foram avaliadas ainda no sistema antigo de classificação canadense. Nos Estados Unidos, os casos mais notórios de vacas EX-97 são: MUSQIE IATOLA MARTHA, HURONIA CENTURION VERONICA 20J e GENERATORS TOPSY. Mas, existem outras vacas americanas um pouco menos famosas que também atingiram esta pontuação, como: PLEASANT NOOK F PRIZE CIRCUS e WF BARBER SHASTA, entre outras.

_________________________________________________________________________________________________

*Marcelo de Paula. Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top