Prezado Joaquin

Prezado Joaquin

10 de fevereiro, 2020

Carta aberta de uma produtora de leite a Joaquin Phoenix, por seu discurso contra a produção de leite na Cerimônia do Oscar 2020.

 

Prezado Joaquin,

Você não me conhece, sou apenas uma mãe de uma cidade que você nunca ouviu falar na parte central do país. Eu quero lhe dizer que achei você excelente em “I Walked The Line” e fiquei super impressionada quando soube que você realmente cantou no filme. O filme “Coringa” não faz meu tipo, estou mais na fase da maratona de sábado a noite de Daniel Tiger1, mas tenho certeza de que você foi ótimo no papel.

Eu não assisti o Oscar ontem à noite. Não é realmente o meu tipo de coisa e vai ao ar durante o que chamo de horas de caos em nossa casa. É a hora da noite em que meus dois garotinhos gostam de bagunçar, enquanto eu tento fazer o jantar e mantê-los longe de danos permanentes a eles mesmos e à nossa casa. Na noite de ontem, como na maioria das noites, eu estava fazendo isto sozinha. Não porque seja mãe solteira, mas porque meu marido estava na nossa fazenda ordenhando nossas vacas. Se o nome do meu blog2 ainda não o alertou, aposto que você sabe aonde isto está indo. Podemos falar sobre o seu discurso do Oscar por um minuto?

Hoje pela manhã, acordei antes dos meus filhos e olhei alegremente minhas redes sociais enquanto desfrutava do silêncio e de uma xícara de café quente e lá estava você aceitando seu prêmio e usando sua plataforma para se opor à produção de leite.

Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de criticar. Apesar de achar que "Terráqueos" é algo absolutamente ridículo de se falar, acredito que você, como ator, tem o direito de expressar sua opinião tanto quanto qualquer um. Você criou uma plataforma que permite que sua voz seja ouvida por muitos e aqui estou eu, com minha plataforma muito menor, usando-a para falar com você. Espero que você veja isso e considere os pensamentos de uma das pessoas que você pretendia prejudicar com suas palavras.

Ontem à noite você falou tanto de igualdade como da desconexão que o homem tem com o mundo natural. Eu também luto por igualdade e concordo plenamente que estamos muito desconectados do mundo natural. Mas, quando vejo as especificidades de suas ideias, nossos pensamentos divergem completamente. Na noite de ontem, você colocou os animais e seus direitos no mesmo nível de mulheres, minorias, pessoas LGBT e povos indígenas. Os ativistas dos direitos dos animais cunharam o termo "especismo" e ser um "especisista" é semelhante a ser racista ou misógino.

Quando você afirmou que estamos “mais desconectados do mundo natural” e, na mesma fala, disse que os animais são iguais aos humanos, você me perdeu. No mundo natural, onde a Mãe Natureza reina suprema, o leão não vê a gazela como sua igual. O leão vê a gazela como seu almoço. O mundo natural é onde existem relações predador/presa e cadeia alimentar. Os seres humanos comem produtos de origem animal desde que a primeira pessoa percebeu que a carne é saborosa e, de acordo com o McDonald's, desde então bilhões e bilhões de hambúrgueres foram servidos.

Joaquin, eu sei que você é vegano e tem uma voz franca sobre muitos tópicos há um bom tempo, mas nesta manhã reservei um momento para ler um pouco mais sobre você. A sua página da Wikipedia menciona que você faz parte do conselho da The Lunchbox Fund, "uma organização sem fins lucrativos que fornece refeições diárias para os alunos das escolas municipais de Soweto, na África do Sul". Mais uma vez, temos algo em comum! Preocupo-me profundamente com a segurança alimentar e trabalhei em muitas frentes ajudando a dar comida para crianças famintas. Meu projeto favorito foi trabalhar com o Second Harvest Food Bank da região centro-sul de Wisconsin para desenvolver o programa "Adote uma vaca leiteira". O programa é muito legal. As pessoas podem escolher qual vaca gostariam de "adotar" e depois escolher doar uma quantia monetária igual a um dia, uma semana, um mês ou um ano de produção de leite. O projeto se desenvoleu incrivelmente bem e colocou leite na geladeira dos necessitados.

Essa é questão do leite, ele fornece MUITA nutrição em uma única porção. Não há uma alternativa que possa realmente competir com o leite. E quando estamos falando de insegurança alimentar, devemos mencionar que o leite é muito mais barato e acessível do que as outras alternativas. Se você quer acabar com a fome, não consigo entender por que você seria contra o leite?

Ontem à noite, Janelle Monáe abriu o Oscar com uma versão incrível de "A Beautiful Day in the Neighborhood”3 e hoje de manhã assisti o Daniel Tiger, que é a encarnação do Sr. Rogers4 que meus meninos vão se lembrar da infância. Certamente, Daniel Tiger não é um grande sucesso de bilheteria de Hollywood, mas acho que você pode tirar alguma lição do episódio de hoje. Daniel estava realmente empolgado porque ele comeu um sanduíche de salada de ovo. A hora do almoço chegou e a Srta. Elaina disse que não gostava do sanduíche dele e que "ela não iria comer aquilo". Felizmente, a professora Harriet estava lá para lembrar as crianças de que "gostamos de coisas diferentes e isso é ótimo, mas lembre-se de ser gentil".

Joaquin, você não precisa beber leite. Você não precisa usar ou consumir produtos de origem animal. Eu respeito suas crenças. Mas, entenda que não há ninguém mais conectado ao mundo natural do que os produtores rurais que estão em lugares dos quais você nunca ouviu falar, cuidando da terra e dos animais. Temos sido sustentáveis e ecológicos desde muito antes disso estar na moda. Você deve sair de Hollywood por um tempo, o mundo natural não está lá, está aqui e está um dia lindo na vizinhança.

Atenciosamente,

Carrie Mess

Mãe e Produtora de Leite

 

Notas:

1 - "Daniel Tiger" é uma série infantil norte-americana, a qual retrata um filhote de tigre que mora com o pai e a mãe. Com a ajuda dos seus vizinhos e amigos, ele se diverte enquanto aprende as habilidades necessárias para lidar com a escola e a vida.

2 - Carrie Mess - a autora do texto - é uma produtora de leite no estado de Wisconsin (EUA) e escreve um blog chamada "Dairycarrie" - Carrie produtora de leite em uma tradução livre.

3 - "A Beautiful Day in the Neighbourhood", em tradução livre "Está um lindo dia na vizinhança", é um filme dramático, dirigido por Marielle Heller, baseado no artigo da revista Esquire, “Can You Say...Hero?” de Tom Junod. Nele, Matthew Rhys é um jornalista da Esquire incumbido de escrever uma matéria sobre o adorado ícone da televisão americana Fred Rogers (Tom Hanks).

4 - Fred Rogers, também conhecido como Mr. Rogers, foi um pedagogo e artista americano, que se notabilizou como apresentador de programas infanto-juvenis e autor de letras para canções educativas. Ele foi apresentador e animador do programa televisivo Mister Rogers produzido desde 1968 a 2001.

 

Disponível em: https://www.dairycarrie.com/2020/02/10/dear-joaquin/

Tradução: Equipe Canal do Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top