O que fazer e o que não fazer em relação ao cuidado com vacas caídas

O que fazer e o que não fazer em relação ao cuidado com vacas caídas

06 de abril, 2021

Ninguém quer ter uma vaca caída no chão, mas infelizmente isso acontece ocasionalmente. Em um webinar recente, "Ajude-a quando ela estiver no chão: melhores práticas para vacas caídas", o veterinário Shaw Perrin, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Ohio, ofereceu conselhos sobre a melhor forma de assistir vacas caídas e algumas práticas que devem ser evitadas.

O que fazer:

Trate a situação como uma emergência. Vacas caídas requerem atenção imediata com a ajuda de uma “equipe de resgate” treinada. Perrin sugeriu que pelo menos 3 adultos são necessários para mover com segurança um animal caído.

Avalie o curso de ação. Por que ela está caída? Se ela tiver uma perna quebrada ou outro ferimento grave, ou estiver gravemente desidratada ou sem resposta, a eutanásia imediata pode ser necessária. Vacas em melhores condições, em um local seguro, devem ser tratadas de imediato. Se a situação de alojamento não for tão desejável, é melhor transferir o animal antes de tratar.

Mova-a com cuidado para um local confortável. Vacas caídas precisam de uma área segura - em um curral ou piquete - onde tenham uma superfície de descanso confortável, sombra e proteção contra intempéries e predadores. Disponibilize água potável, ração e feno o tempo todo.

Use métodos seguros de movimentação. Perrin listou pranchas, fitas e caçambas como dispositivos móveis aceitáveis. Ao usar uma caçamba, role suavemente a vaca para dentro dela, sem usar a caçamba para reposicionar o animal. Cuidado com as pontas afiadas, prenda a cabeça da vaca com um cabresto e não fique abaixo da caçamba.

Forneça cuidados de suporte. “Nunca é errado dar flunixina (Banamine, por exemplo), para o alívio da dor, e oferecer água fresca imediatamente, mesmo antes de movê-la”, aconselhou Perrin. A dexametasona também pode reduzir a dor, a inflamação e o inchaço, mas pode causar aborto em fêmeas gestantes. Tratamentos adicionais, prescritos por veterinários, devem ser administrados para tratar a condição diagnosticada (febre do leite, mastite tóxica, etc.).

Monitore o progresso. Verifique as vacas caídas com frequência e documente sua condição, usando um tratamento escrito à mão e um registro de movimento.

O que não fazer:

Não a incentive a subir em uma superfície escorregadia. Isso cria uma grande probabilidade de ela cair e causar ferimentos adicionais, bem como pode fazer com que ela tenha medo de tentar se levantar novamente.

Não use métodos abusivos para encorajá-la a levantar. O uso, por exemplo, de mangueiras de água de alta pressão direcionadas à cabeça de um animal ou outros métodos que causem maus tratos.

Não cause mais danos ao movê-la. “Nunca arraste ou levante uma vaca pela cabeça ou pescoço”, disse Perrin. Os levantadores de quadril são aceitáveis ​​para ajudar as vacas a se levantar e andar por conta própria, mas não devem ser usados ​​para arrastar ou pendurar vacas. Ele também sugeriu o uso de artefatos de espuma para amortecer os levantadores de quadril e evitar mais lesões.

Não permita que vacas caídas permaneçam no chão. Após 24 horas, ela está mais alerta, capaz de sentar-se com firmeza, comer, beber, descansar confortavelmente e/ou tentar se levantar? Nesse caso, ela pode estar no caminho da recuperação. Se a resposta for “não” – ou ela permanecer com dores óbvias devido ao ranger de dentes, vocalização ou respiração ofegante – para a maioria ou para todas elas a eutanásia é provavelmente a melhor ação.

Perrin aconselhou trabalhar com um veterinário para avaliar se é hora de administrar a eutanásia. E, se este for o caso, usar os métodos de eutanásia aprovados pela American Association of Bovine Practitionerstodos, com um operador qualificado para administrar.

 

Autora: Maureen Hanson

Fonte: Dairy Herd Management

Tradução: Equipe Canal do Leite

Disponível em: https://www.dairyherd.com/news/dairy-production/dos-and-donts-down-cow-care

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top