Dinâmica populacional e os lácteos

Dinâmica populacional e os lácteos

22 de julho, 2023

Dinâmica populacional e lácteos

Neste mês, o Observatório do Consumidor (OC) fez uma comparação dinâmica do crescimento populacional no Brasil com o conteúdo twittado sobre lácteos. Para isso, foram empregados os recentes dados divulgados do Censo 2022 do IBGE e todos os tweets sobre leite e derivados em 2022.

Crescimento demográfico nas diferentes unidades da federação

Com 203,1 milhões de habitantes, em 2022, o Brasil teve a menor taxa de crescimento anual da população (0,5%) desde o primeiro censo do Brasil. A figura abaixo estratifica as unidades da federação conforme a evolução demográfica entre 2010 e 2022: baixo, médio e alto crescimento populacional.

Os estados que mais cresceram foram Roraima (2,9% a.a.), Santa Catarina (1,7% a.a.) e Mato Grosso (1,6% a.a.). Goiás, Mato Grosso do Sul e Amazonas completam a lista das unidades da federação com alto crescimento (acima de 1% a.a.). Os estados do Nordeste (exceto Sergipe), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia apresentaram as menores taxas de crescimento demográfico e compõem o grupo de baixo crescimento (taxas abaixo de 0,5% a.a.). As demais unidades da federação formam o grupo de crescimento médio, entre 0,5% e 0,8% a.a.

Quais regiões mais publicam sobre leite?

Cruzando as informações da densidade de tweets sobre lácteos com as categorias de estado por crescimento populacional, observa-se que, em 2022, houve mais tweets sobre lácteos nos estados que têm apresentado menor taxa de crescimento da população.

No entanto, o grupo de menor crescimento demográfico é o que possui maior população, mais de 101 milhões de habitantes, ou 49,98% da população brasileira, contra 36,98% e 13,04% do grupo de médio e baixo crescimento, respectivamente.

Quais regiões mais publicam sobre cada derivado lácteo?

O resultado para cada derivado do leite, não diferiu do resultado para o total de lácteos. Em todas as categorias de produtos, a densidade de tweets é maior nos estados de menor crescimento populacional, seguido pelo médio crescimento e alto crescimento. A única exceção é para a categoria de leite fermentado, em que a maior quantidade de tweets se dá nos estados de médio crescimento populacional. No caso do sorvete, iogurte e leite, a diferença entre o número de tweets dos estados de baixo crescimento para o de médio crescimento é quase nula.

Portanto, os dados mostram que as regiões que mais publicam sobre lácteos tendem a ser aquelas de menor dinamismo demográfico, ainda que sejam as mais populosas. Esse resultado acende um alerta para o setor lácteo, pois o alto dinamismo populacional ocorre em regiões mais prósperas e de maior crescimento, que adotam primeiramente novos comportamentos.

 

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top