Uma jornada do campo à mesa, em celebração ao Dia Mundial do Leite
21 de julho, 2025
O que existe por trás de um simples copo de leite? Se a sua resposta é “vaca, fazenda e supermercado”, é hora de descobrir uma realidade muito mais rica e surpreendente.
Quando você toma um copo de leite, provavelmente não imagina as histórias de gerações, a dedicação diária, a tecnologia, a busca por qualidade, a preocupação com a sustentabilidade e o amor pelo que se faz que estão envolvidos na produção. Foi justamente para apresentar tudo isso que nasceu a ação "Caminho do Leite", promovida pelo #BEBAMAISLEITE, com patrocínio da Tetra Pak e da Alvoar Lácteos.
No dia 22 de maio de 2025, jornalistas, médicos, nutricionistas e influenciadores embarcaram com o #BEBAMAISLEITE em uma imersão única, vivenciando de perto todas as etapas da cadeia produtiva do leite.
No coração do campo: onde tudo começa
A Fazenda Beira Rio, em Limoeiro do Norte (CE), foi a primeira parada do Caminho do Leite. Sob a condução atenta do produtor Arinilson Macena, os participantes acompanharam a rotina do campo e conheceram, de perto, cada etapa da atividade leiteira.
Com produção diária de 2.450 litros de leite, a fazenda conta com 79 vacas em lactação das raças Holandês e Girolando, mantendo média diária por vaca de 31 litros de leite. Fornecedor da Alvoar Lácteos há 13 anos, recentemente passou a integrar o Projeto ECO, alcançando uma redução de 21% na pegada de carbono da propriedade. O sistema de produção adotado é o Compost Barn, que garante conforto térmico e qualidade de vida ao rebanho, refletindo em melhor desempenho produtivo.
A gestão ambiental da fazenda também se destaca pelo uso de tecnologias sustentáveis, como o tratamento de dejetos, reutilização da água da chuva e preservação da área de reserva legal, em conformidade com a legislação. Com uma equipe de quatro funcionários, a propriedade une tradição e inovação para produzir leite com qualidade e responsabilidade ambiental, consolidando-se como um exemplo de eficiência no semiárido nordestino.
Mais do que mostrar as práticas de manejo, a visita ofereceu uma imersão na gestão da propriedade, marcada pela integração entre tecnologia, organização e dedicação. Essa combinação se reflete na produtividade, qualidade e bem-estar dos animais. Com atenção a cada detalhe, o produtor fez questão de demonstrar que a eficiência no campo nasce do equilíbrio entre técnica, cuidado e paixão pelo que se faz.
Tassiana Lima, nutricionista e uma das participantes do Caminho do Leite, destacou a importância da experiência: “Eu nunca tinha visitado uma fazenda de leite e, para mim, como profissional, é muito importante entender todo esse processo: onde ele começa, os cuidados com sustentabilidade, bem-estar animal, higiene e, principalmente, desmistificar muitas coisas que estão na cabeça das pessoas. É fundamental vivenciar isso de perto, entender como o leite é produzido, transportado e todo o rigor que existe para evitar qualquer tipo de contaminação. Existe um mundo por trás desse alimento que, muitas vezes, a gente não conhece.”
A segunda parada em Limoeiro do Norte (CE) foi na Fazenda São Francisco, do produtor Moisés Maia de Andrade, que há 45 anos se dedica à atividade leiteira. Em uma conversa acolhedora, ele recebeu os participantes ao lado do filho e dos netos, compartilhando histórias que refletem o valor da tradição, da sucessão familiar e da paixão em ser produtor de leite. Fez questão de relembrar que produzir leite no semiárido nunca foi fácil, mas que seu pai criou os 15 filhos graças ao leite e destacou que teve a sorte de contar com uma sucessão rural bem-sucedida. Mais do que uma profissão, ali o leite representa um legado que atravessa gerações.
Fonte: Revista Leite Integral