Pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doenças cardíacas

Pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doenças cardíacas

24 de setembro, 2021

Pessoas que consomem mais gordura láctea têm um risco menor de doenças cardiovasculares do que aquelas com baixa ingestão, segundo novas pesquisas com alguns dos maiores consumidores mundiais de produtos lácteos.

Uma equipe internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de 4.150 crianças de 60 anos na Suécia país com um dos mais altos níveis mundiais de consumo de laticínios medindo os níveis sanguíneos de um determinado ácido graxo que é encontrado principalmente em alimentos lácteos. Especialistas seguiram o grupo por 16 anos, em média, para observar quantos tiveram ataques cardíacos, derrames e outros eventos circulatórios graves, bem como quantos deles morreram.

Depois de fazer os ajustes estatísticos para outros fatores de risco conhecidos de doenças cardiovasculares  incluindo idade, renda, estilo de vida, hábitos alimentares e outras doenças os pesquisadores descobriram que aqueles com altos níveis de ácido graxo (indicativos de uma alta ingestão de gorduras lácteas) tinham o menor risco de doença cardiovascular, bem como nenhum risco aumentado de morte por todas as causas.

A equipe, então, confirmou esses achados em outras populações, combinando os resultados suecos com outros 17 estudos envolvendo um total de quase 43.000 pessoas dos EUA, Dinamarca e Reino Unido.

“Embora as descobertas possam ser parcialmente influenciadas por outros fatores, além da gordura láctea, nosso estudo não sugere nenhum perigo à gordura láctea em si", disse Matti Marklund, pesquisador sênior do George Institute for Global Health em Sydney e autor sênior conjunto do artigo.

"Descobrimos que aqueles com os níveis mais altos realmente tinham o menor risco de DCV (doença cardiovascular). Essas relações são altamente interessantes, mas precisamos de mais estudos para entender melhor o impacto total das gorduras lácteas e dos alimentos lácteos na saúde", disse ele.

Kathy Trieu, principal autora do estudo e pesquisadora do George Institute, disse que o consumo de alguns laticínios, especialmente produtos fermentados, já havia sido associado a benefícios para o coração.

Produtos lácteos são ricos em nutrientes

"Evidências crescentes sugerem que o impacto dos alimentos lácteos na saúde pode ser mais dependente do tipo como queijo, iogurte, leite e manteiga do que do teor de gordura, o que levantou dúvidas se evitar gorduras lácteas em geral é benéfico para a saúde cardiovascular", disse ela.

"Nosso estudo sugere que reduzir a gordura láctea ou evitar completamente os laticínios pode não ser a melhor escolha para a saúde do coração", acrescentou ela.

Brian Power, professor do Departamento de Saúde e Ciências Nutricionais do Instituto de Irlandês de Tecnologia - Sligo, disse que o estudo nos encoraja a "repensar o que achamos que sabemos sobre alimentos e doenças".

"Produtos lácteos não precisam ser evitados", disse Power, que não estava envolvido no estudo, em um e-mail à CNN. "Isso está amplamente perdido em sua tradução ao comunicar o que sabemos sobre alimentação saudável."

A pesquisa foi publicada na Revista PLOS Medicine.

 

Fonte: CNN

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top